Associação Mellitus Criança, é uma pessoa coletiva de direito privado, sem fins lucrativos, cuja Missão passa por criar mecanismos de entreajuda nas vertentes familiar, educacional e psicossocial ao nível da Diabetes Mellitus Tipo 1. Pressupõe-se uma intervenção direcionada em prol da segurança e bem-estar das nossas crianças, como também a promoção de uma maior sensibilização e consciencialização  ao nível da problemática.

No seguimento da estratégia de intervenção, a Associação Mellitus Criança, vai promover em conjunto com a Câmara Municipal do Barreiro, 4 tertúlias que remetem exatamente para a particularidade da consciencialização, sendo que se pretende uma reflexão conjunta para as várias componentes associadas à Diabetes Mellitus Tipo 1.

Assim sendo, as tertúlias irão falar sobre diferentes temáticas, todas elas importantes, a seu nível, para o bom controlo da Diabetes.

Os cuidados médicos e de enfermagem (dia 22/10/2016 às 15:00 – Espaço Memória), uma vez que a saúde tem um papel bastante importante ao nível dos cuidados nas nossas crianças, nomeadamente no que diz respeito ao seu Controlo.

A família (dia 12/11/2016 às 15:00 – Espaço Memória) como a base de suporte para as nossas crianças, na medida em que a mesma tem um papel preponderante ao nível da promoção de competências de autocuidados na criança. Contudo, também a família carece de cuidados, uma vez que todo o processo associado ao aparecimento desta doença crónica, altera as rotinas e os padrões familiares, culminando muitas das vezes em processos de angústia e de sofrimento extremo. Chamamos a isso o adoecer da Família. Aqui, a intervenção da Psicologia terá uma importância vital neste processo, procurando-se a estabilidade emocional familiar e individual.

A Nutrição (dia 21/01/2017 às 15:00 – Auditório da Junta de Freguesia de Verderena), na medida em que a alimentação cuidada tem um papel fundamental ao nível do adequado controlo da Diabetes, prevenindo também a obesidade infantil, que é uma realidade dos tempos modernos.

O Exercício físico (dia 18/02/2017 às 15:00 – Auditório da Biblioteca Municipal do Barreiro), consciencializando para os benefícios que o mesmo traz para o equilíbrio do organismo, bem como para o controlo dos níveis de Glicémia.

Partilhe esta notícia