A Vice-Presidente da Câmara Municipal do Barreiro (CMB), Sofia Martins, a Diretora do Centro Distrital da Segurança Social, Ana Clara Birrento e o Presidente da Associação NÓS, Mário Durval, inauguraram, ontem, 4 de junho, o Centro de Atividades Ocupacionais, bem como as Residências Autónomas e o Serviço de Apoio Domiciliário da NÓS – Associação de Pais e Técnicos para a Integração do Deficiente.

Este novo equipamento social insere-se no Projeto ‘Uma Cidade Para Todas As Pessoas’ e dará três novas respostas sociais, a um total de 80 utentes com deficiência.

O Centro localiza-se em Santo André, em terreno cedido pela CMB – Câmara Municipal do Barreiro.

Esta cerimónia decorreu no âmbito das comemorações do 32º Aniversário da NÓS, e contou com as presenças dos vereadores da CMB, Sónia Lobo, Regina Janeiro, Joana Branco e Frederico Rosa, da vereadora da Câmara Municipal da Moita, Vivina Nunes, do Presidente da União das Freguesias do Alto do Seixalinho, Santo André e Verderena, Carlos Moreira, da Presidente da União das Freguesias de Barreiro e Lavradio, Ana Porfírio, de Humberto Candeias, diretor técnico da NÓS, entre outras individualidades, para além de dezenas de associados e utentes.

Para Sofia Martins este projeto da NÓS permite refletir sobre a sociedade em que vivemos. “Todos contam e, todos com as suas caraterísticas, são importantes para a nossa sociedade. Que nos obriga a pensar sobre a importância das políticas de inclusão e dos fatores de participação e cidadania”.

Recordou o trabalho de proximidade desenvolvido pela CMB, complementado com o trabalho que a NÓS e outras instituições desempenham. “O Município está ciente da importância que as instituições de solidariedade social têm na sociedade. Está ciente da melhoria da qualidade de vida que estas possibilitam a crianças e idosos”.

Ressalvou o papel ativo do Município neste processo. “A Autarquia, ultrapassando muitas vezes as suas competências, em nome da solidariedade social, trabalha no sentido de permitir a envolvência de vários agentes que partilham responsabilidades, através de diálogo na construção de soluções sociais”.

Finalizou a sua intervenção com um desejo. “Queremos que esta rede de serviços, criadora de postos de trabalho, permita atender, diferenciadamente, várias famílias com necessidades específicas em função do seu grau de autonomia e do projeto de vida pretendido”.

“É uma alegria para a família NÓS a inauguração deste equipamento social”, foram palavras de Mário Durval. Para o Presidente da NÓS estas instalações representam “um grande salto. Da loja passámos para este espaço, é como passar do bairro da lata para a Quinta da Marinha”.

Este projeto atinge um valor global de cerca de 1 milhão e 711 mil euros (sem IVA), sendo a Comparticipação Pública, Nacional e Europeia de 1 milhão e 167 mil euros e a comparticipação sob responsabilidade da NÓS de 544 mil euros. Para Mário Durval, esta última quantia representa “um esforço que a NÓS terá de fazer, encontrando uma força sólida para cobrir o empréstimo que fizemos”.

O Presidente da NÓS salientou a importância das pessoas para a Associação. “Uma Cidade para todas as pessoas. Este é o ADN da NÓS. Essencialmente a inclusão e a capacidade de vivermos em conjunto, independentemente das nossas capacidades. Todos temos o direito de cidadania”.

Por seu lado, Ana Clara Birrento salientou “o apreço pelo trabalho desenvolvido pela NÓS e pela perseverança na execução dos vossos objetivos, no sentido de promover a prevenção, a deteção e a recuperação de crianças e adolescentes com deficiências profundas e a adaptação destas e dos pais e a sua integração na sociedade, criando para tal as infraestruturas necessárias, sensibilizando a comunidade e apoiando as famílias”.

Para Ana Clara Birrento, este equipamento comprova “o forte dinamismo, aliado a uma elevada capacidade técnica organizativa e uma especial aptidão na concretização de parcerias quer com as autarquias, quer com o setor privado, que se têm revelado fundamentais na concretização dos seus objetivos”.

 

Fonte: CMBarreiro

Partilhe esta notícia