O Vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Albano Pereira, e o Presidente da Junta de Freguesia de Santo André, Jaime Cáceres, mostraram-se preocupados com a contaminação dos subsolos e do aquífero que serve várias populações do concelho, durante uma visita realizada do Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Jorge Moreira da Silva, e do Secretário de Estado do Ambiente, Paulo Lemos, às lagoas de lamas oleosas, no dia 16 de abril.

“Ainda bem que as lamas oleosas estão a ser retiradas, mas continuamos muito preocupados com a possível contaminação dos subsolos, que por sua vez podem contaminar os aquíferos. Tivemos conhecimento que estão a ser monitorizadas as contaminações, está a ser retirada uma camada de argila que está na base das lamas oleosas, mas só por isso não podemos deixar de nos preocupar com a possível contaminação dos aquíferos, que têm grande capacidade e que estão a alimentar muitas populações do concelho de Santiago do Cacém”, referiu Albano Pereira.

Jaime Cáceres, Presidente da Junta de Freguesia de Santo André, mostrou-se também ele “muito preocupado, porque o passivo que aqui estava, pela perigosidade que tem, leva-nos a ter muitas preocupações. Mesmo depois das bacias estarem aparentemente limpas, há um trabalho que tem de ser feito, de impermeabilização e monitorização”.

Jorge Moreira da Silva, Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, recebeu durante esta visita uma carta pela mão do vereador Albano Pereira onde havia referência para outra preocupação ambiental do concelho, na Sanchinha, também situada na Freguesia de Santo André, onde existe vários resíduos a céu aberto.

Partilhe esta notícia