Bárbara Dias candidata-se à Presidência da Federação de Setúbal da Juventude Socialista

Bárbara Dias é candidata à Federação de Setúbal da Juventude Socialista sob o lema “Pelo Sonho é que Vamos! – Coragem para Avançar!”.

É com o mote alusivo ao poema de Sebastião da Gama, o Poeta da Arrábida, que a candidata se apresenta aos jovens socialistas do distrito, apelando a que nunca deixem de lutar por aquilo em que acreditam, por mais que o futuro se avizinhe incerto e inseguro. “É esse desejo transformador que constitui a nossa essência, que nos move e impulsiona a fazer mais e melhor”, afirma a candidata.

Não queremos ver o nosso distrito a marcar passo – não estamos condenados a ficar à margem do progresso e assistir ao envelhecimento demográfico e à prevalência da lógica de dormitório em muitos dos nossos concelhos. Queremos um distrito que seja atrativo às oportunidades de investimento e de emprego e que dê condições aos nossos jovens para aqui se fixarem com qualidade de vida.

Com os olhos postos no futuro, a candidata diz estar preparada para os desafios que irão marcar o biénio que agora se inicia. Um desses desafios será incontornavelmente a preparação das próximas eleições autárquicas. “Em 2017, ao lado do PS, conseguimos resultados extraordinários ao ganharmos em 5 municípios e 17 freguesias, retirando de igual modo a maioria absoluta em autarquias tradicionalmente lideradas pelo PCP. Em 2021 queremos fazer história: melhores resultados, mais vitórias e o maior número de sempre de jovens autarcas no distrito, especialmente em lugares de liderança.” – afirma. Refere ainda que os autarcas da Juventude Socialista têm contribuído decisivamente ao longo destes dois anos para dar voz à sua geração nos órgãos autárquicos e que isso se tem refletido de forma positiva na qualidade da representação política dos segmentos populacionais mais jovens no distrito. “A JS pode desempenhar um papel fundamental nas próximas eleições autárquicas, porque agora os jovens sabem que podem contar connosco e que os autarcas da JS fazem a diferença” – acrescenta.

Destaca, de igual modo, a importância de mobilizar as novas gerações para as causas estruturantes do nosso tempo – “novos desafios implicam novas respostas” – afirma. A crise climática, a especulação imobiliária e a inacessibilidade económica do mercado de arrendamento, o crescimento do populismo, da xenofobia e do racismo, o agravamento das desigualdades sociais e a digitalização da economia são alguns dos desafios prementes que a candidata aponta como sendo prioridades programáticas do seu projeto. 

Do ponto de vista interno, a candidatura tem o propósito de UNIR e VALORIZAR as estruturas locais e as pessoas que delas fazem parte, EMPODERAR e PREPARAR os nossos jovens para os desafios que se avizinham e INCENTIVAR a AGIR para atingir os seus objetivos. Propõe-se ainda a promover um maior diálogo com as associações juvenis e os movimentos sociais existentes no distrito, porque uma organização política de juventude não pode deixar de ouvir as forças vivas que representam as nossas comunidades.

Bárbara Dias tem 27 anos e é natural do Vale da Amoreira. É militante da JS desde 2013. Em Outubro de 2017 foi eleita como Presidente da Juventude Socialista da Moita, cargo que abandonou na semana passada com a eleição dos novos órgãos concelhios. Atualmente é uma das Vice-Presidentes da Federação de Setúbal da JS. Há cerca de duas décadas que a Federação de Setúbal da Juventude Socialista não é liderada por uma mulher.

O Fórum de discussão da Moção Global de Estratégia (MGE) está agendada para o próximo dia 10 de novembro, em Setúbal, às 14h30, e a Apresentação Oficial da Candidatura e da MGE para dia 15 de novembro.