Assinado Protocolo de Cooperação de Cedência de Bens e Desenvolvimento de Atividades de vela, remo e canoagem

Decorreu no dia 9 de julho, no Barreiro, a cerimónia de assinatura de três Protocolos de Cooperação: o primeiro, de “Cedência de Utilização de Bens entre o Município do Barreiro e o Agrupamento de Escolas Augusto Cabrita”; o segundo, para o “Desenvolvimento de Atividades Náuticas entre o Centro de Formação Desportivo de Atividades Náuticas do Barreiro, o Clube de Vela e o Grupo Desportivo dos Ferroviários”, e por fim, o terceiro, de “Cedência de embarcações entre a Direção-Geral da Educação” e 13 “Agrupamentos de Escolas” de todo o país.

Na assinatura, Frederico Rosa, Presidente da CMB, elogiou o “trabalho de todos os envolvidos, sem exceção”. De pessoas “que acreditam no desporto escolar como uma via de acesso, não só à prática de atividade física, mas também ao sucesso académico”, e cujos “pequenos passos, mas com enorme significado”, permitiram o trilhar de um caminho que deve ser prosseguido.

“O esforço e a sinergia de diretores de agrupamentos, professores e monitores que ajudaram neste trabalho, em prol do desenvolvimento de uma vertente e cultura desportiva, de melhores cidadãos e cidadãs”, foi enaltecido pelo edil que classificou “o desporto como uma grande montra daquilo que deve ser a sociedade, com iguais oportunidades para homens e mulheres praticarem o seu desporto e a sua modalidade”.

A Vereadora responsável pelo pelouro do Desporto, Sara Ferreira, manifestou a sua satisfação “pela parceria efetiva que representa este protocolo, entre o agrupamento de Escolas Augusto Cabrita, o Clube Vela e o Grupo Desportivo dos Ferroviários e a Câmara Municipal, que tem como objetivo que todas as crianças e jovens, alunos nas nossas escolas, possam experimentar a prática de atividades náuticas, quer seja a vela ou o remo e daqui a uns tempos, a canoagem”. Segundo a autarca, trata-se de “um investimento que a CMB quis fazer por permitir que todas as crianças tenham contato com este tipo de atividade. É que apesar de vivermos num concelho banhado por este rio maravilhoso, muitas crianças não utilizavam ou nem conheciam estas modalidades. Desta forma, conseguimos ligar a comunidade barreirense a esta prática desportiva e ao rio. Este protocolo espelha também a nossa maneira de ver a partilha de recursos e a sustentabilidade de todos os projetos, por viabilizar a utilização deste equipamento, não só aos alunos, mas também ao movimento associativo, aos nossos clubes”, frisou.

A cerimónia, que decorreu no concelho, contou com a presença do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, que testemunhou as assinaturas do Protocolo de Cooperação para Cedência de Embarcações entre a Direção-Geral da Educação e Agrupamentos de Escolas.