À semelhança de anos anteriores, a Câmara Municipal do Barreiro, vai promover a Assembleia Municipal de Jovens “O Poder Local visto por Dentro”, no dia 20 de maio, pelas 14h, no Auditórioda Biblioteca Municipal do Barreiro.

O tema de trabalho proposto para este ano é “Interculturalidades”, no âmbito do projeto “O Poder Local visto por dentro”. Pretende-se assim promover, junto dos alunos do 2.º, 3.º ciclo e secundário, uma cidadania ativa, possibilitando, desta forma, que os estudantes possam desenvolver ações que lhes permitam, enquanto cidadãos conscientes, participar ativamente na vida do Concelho e no desenvolvimento da mesma.

Os alunos serão desafiados a pensar no seu Concelho como um espaço geográfico com uma grande diversidade de gentes e culturas e em como essa diversidade pode ser impulsionadora de vontades e de interligações entre pessoas. O desafio é pensar e propor ideias para melhorar a qualidade de vida das comunidades, promover novas relações de convivência intercultural construtivas e transformadoras e contribuir para o desenvolvimento local e a coesão social, ou seja, “Pensar em caminhos para a construção de Cidades Interculturais”.

A Assembleia Municipal de Jovens é o culminar de um projeto que se divide em três fases:

– A primeira teve lugar de 9 a 20 de março. Nesta fase foi efetuada uma apresentação com o objetivo de transmitir informação sobre o que é o poder local, quais as suas competências e a sua organização, direcionada para a temática Interculturalidades.

– A segunda fase tem lugar de 6 de abril a 14 maio, e é destinada à execução do trabalho por parte dos alunos.

– Na terceira fase realiza-se uma Assembleia Municipal de Jovens, no dia 20 de maio, onde serão apresentados e debatidos os trabalhos efetuados.

Esta iniciativa é aberta a toda a comunidade educativa e à população em geral.

CMB

Partilhe esta notícia