O concerto de DEOLINDA, agendado para 24 de abril, às 22h00, no Parque da Cidade é um dos momentos altos do diversificado programa comemorativo do 41º aniversário do 25 de Abril, promovido pela Câmara Municipal do Barreiro e pelas freguesias do Concelho.

A noite de 24 de Abril inicia, pelas 21h00, com o tradicional Desfile da Liberdade, que junta população, movimento associativo e os representantes autárquicos, desde a Avenida de Santa Maria até ao Parque da Cidade, onde a festa continua com o concerto de DEOLINDA. Ana Bacalhau, voz, Pedro da Silva Martins, guitarra, Luís José Martins, guitarra, Zé Pedro Leitão, contrabaixo, fazem parte deste grupo de música popular portuguesa, inspirado pelo fado e pelas suas origens tradicionais.

Após a intervenção do Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Carlos Humberto de Carvalho, a animação continua noite dentro com Tony da Costa, na tenda.

As cerimónias protocolares comemorativas do 41.º aniversário do 25 de Abril decorrem de manhã nas várias Juntas de Freguesia do concelho do Barreiro, com o hastear da bandeira, às 9h30, na Junta de Freguesia do Lavradio e atuação do Grupo Coral Alentejano Unidos do Lavradio, a Fanfarra dos Bombeiros Voluntários Sul e Sueste e, ainda, uma solta de pombos pela Sociedade Columbófila Lavradiense.

À mesma hora, decorrem as cerimónias do hastear da bandeira no Alto do Seixalinho, com a atuação da fanfarra dos Bombeiros Voluntários do Barreiro, do Grupo Coral Alentejano “Amigos do Barreiro” e do Coro Polifónico do Alto do Seixalinho.

Segue-se, às 10h, em Santo André, o hastear da bandeira, a solta de pombos pela Sociedade Columbófila Barreirense e a atuação da fanfarra dos Bombeiros Voluntários do Barreiro e do Grupo Coral e Instrumental de Santo André.

Às 11h, continuam as cerimónias do hastear da bandeira na Junta de Freguesia do Barreiro, abrilhantada pela atuação da Banda Municipal do Barreiro e na Verderena que contará com a participação da Sociedade Columbófila Barreirense, da fanfarra dos Bombeiros Voluntários do Barreiro e com a atuação CANTAR ABRIL do Coro do Grupo Dramático e Recreativo “Os Leças”.

Já o tradicional Hastear de Bandeiras nos Paços do Concelho, com as atuações dos Grupos corais alentejanos: “Cantalentejo” (da Universidade da Terceira Idade do Barreiro), “Os Amigos do Barreiro” e “Unidos do Lavradio”, para além da participação da Banda Municipal do Barreiro e das Fanfarras dos Bombeiros Voluntários do Corpo de Salvação Pública e dos Bombeiros Voluntários do Sul e Sueste, realiza-se às 11h30.

Serão inúmeras as atividades desportivas realizadas pelo Concelho no dia 25 de abril. Das 8h30 às 12h30, realiza-se o Passeio de Cicloturismo, com concentração nos Paços do Concelho. Quase em simultâneo, entre as 9h30 e as 12h30, decorrerá a X Milha da Liberdade, com partida na Praça S. Francisco Xavier, e, das 9h00 às 13h00, terão lugar atividades desportivas no Parque da Cidade.

Para o dia 26 de abril estão programadas diversas iniciativas. Às 9h30, sai à rua a “Caminhada por Abril – Traz um amigo também”, que irá circular pelas ruas do Barreiro e do Lavradio. A concentração dos participantes tem lugar no Largo junto ao Mercado 1.º de Maio. As inscrições devem ser feitas nos serviços administrativos da UF Barreiro e Lavradio ou nas Associações Aderentes.

A partir das 16h, na Comissão de Moradores do Bairro 3, o Coro Polifónico do Alto do Seixalinho festeja a revolução dos cravos com o concerto “Sempre Abril”, no qual será feita uma homenagem a Zeca Afonso e Fernando Lopes Graça. O espetáculo, de entrada livre, conta ainda com a participação do Grupo “Rio de Mel”.

Partilhe esta notícia