O Barreiro é o tema de um Case Study de uma cadeira de mestrado da TIAS Business School, da universidade holandesa de Tilburg. No âmbito do Study group MMO34, o Barreiro recebeu terça-feira, 16 de fevereiro, a visita de cerca de duas dezenas de alunos e professores daquela instituição, no sul dos Países Baixos.

O Barreiro, por intermédio da Câmara de Comércio Portugal Holanda, foi convidado por esta Universidade para ser objeto de um case study no âmbito das questões do Desenvolvimento Económico, com o objetivo de obter um melhor entendimento da realização de negócios no estrangeiro. “Como melhorar a cooperação entre município e empresas?” é o mote do Case Study, cuja resposta é uma necessidade sentida pela Autarquia.

Entre os vários convidados, estiveram o Gerente da Empresa Tec Portugal, António Pinto Ramos, o Gestor de Produto da Fisipe, Bruno Pereira, e o Diretor Comercial da SCH Helvética, Mário Tavares. Marcaram presença nos trabalhos, ao longo do dia, o Presidente da Câmara Municipal do Barreiro (CMB), Carlos Humberto de Carvalho, a Vereadora da Educação, Regina Janeiro, a responsável pelo Gabinete Municipal de Desenvolvimento Económico e Estratégico, Márcia Calafate, e técnicos da autarquia, de diversas áreas.

O grupo chegou ao Barreiro de barco, ao final da manhã. Após o almoço, visitou alguns locais referência do Concelho e rumou à Biblioteca Municipal onde realizou uma sessão de trabalho iniciada com uma apresentação, pelos mestrandos Gerwin Nyeboer, Ralph van Breda e Erik Vermeulen. Depois, os presentes foram divididos em três grupos, compostos por alunos, elementos do Município e representantes de empresas do Concelho, centrando a discussão em três pontos: Porque é que o público e o privado deverão trabalhar em conjunto?; Qual poderá ser o benefício da cooperação entre os sectores público e privado?; e Que iniciativa poderá ter a hipótese de sucesso?
Visita proveitosa para ambos os lados

“Esperemos que o relatório final e esta interação, que houve com o Município e algumas empresas localizadas no Barreiro, possam trazer inputs, sugestões e contributos para melhorarmos o nosso trabalho e a nossa relação com o mundo empresarial”, disse o Presidente da CMB, considerando a visita proveitosa para ambos os lados.

“Estamos orgulhosos do Barreiro ter sido escolhido para esta iniciativa”, referiu a responsável pelo Gabinete Municipal de Desenvolvimento Económico e Estratégico. A escolha do tema, conforme sublinhou, reflete a preocupação que o Município tem com o assunto, tendo em conta a importância da aproximação das relações entre os vários agentes do mesmo território. Este trabalho, segundo Márcia Calafate, apesar do intuito académico, pode ter aplicação.

Esta é a primeira vez que a universidade visita um município. Antes, apenas empresas. O professor da cadeira irá desenvolver um trabalho sobre o assunto.
No final do dia, Woody van Olffen mostrou-se satisfeito com a jornada e manifestou o desejo e interesse do grupo em regressar em setembro.

A Câmara de Comércio Portugal Holanda deu conta da visita neste link: http://www.ccph.pt/news/tias-business-school-visits-portugal_61

“Barreiro em Desenvolvimento” – Roteiro do Desenvolvimento Económico

Esta visita inseriu-se na programação do Roteiro do Desenvolvimento Económico “Barreiro em Desenvolvimento”, que tem, ainda, agendadas as seguintes ações:

Ciclo de Formação/Workshops para PME e Comércio Local
– Orçamento de Estado 2016: Impactos Fiscais para as Empresas | 29 fevereiro – 14h30, Auditório da Biblioteca Municipal do Barreiro
Em parceria com a CPPME (Consulte programa em http://www.cm-barreiro.pt/uploads/writer_file/document/7926/Doc1.pdf)

– Promoção do Negócio em Ambiente Digital | 13 de abril – 10h00 às 18h00 – Sala Estudo Biblioteca | Em parceria com o IAPMEI
Consulte o PROGRAMA e FICHA DE INSCRIÇÃO EM http://www.cm-barreiro.pt/frontoffice/pages/792?news_id=5427

Participação gratuita, mas sujeita a inscrição e limitada aos lugares disponíveis
Informações: GMDEE | Gabinete de Apoio ao Empresário
Tel: 212 068 058 | E-mail: gae@cm-barreiro.pt

Sessão de Participação Pública do Plano Estratégico de Desenvolvimento Turístico e da Visitação do Barreiro.
25 de fevereiro – 18h00, Espaço Memória

De salientar que a Apresentação Pública do Relatório do Workshop Internacional: “Barreiro Railway Station and Maintenance Buildings”, prevista para dia 25 de fevereiro, foi adiada. Oportunamente será divulgada nova data.

Partilhe esta notícia