O mês de junho é dedicado às questões do desenvolvimento económico no Concelho do Barreiro. “Barreiro em Desenvolvimento – Roteiro” é o tema, numa altura em que se “desenha” o novo Quadro Financeiro Europeu. A “Abertura” deste “mês” foi assinalada, sábado, 31 de maio, com a realização do III Fórum de Desenvolvimento Local, evento que contou com centena e meia de participantes, que juntou diferentes atores locais e proporcionou inúmeros momentos de partilha e discussão.

Para este mês de junho, em que se pretende despertar o tecido empresarial para as novidades, e/ou eventuais oportunidades que este Quadro Financeiro Europeu (“Portugal 2020”) poderá conter, estão previstas diversas iniciativas, como a Assinatura do Protocolo de Cooperação, tripartido, entre Baía do Tejo, Petróleos de Portugal – Petrogal e o Município do Barreiro – amanhã, terça-feira, 3 de junho, pelas 17h00, no Museu Industrial da Quimiparque, um grande passo na requalificação urbana do Concelho, que permitirá redesenhar a circulação rodoviária na Avenida das Nacionalizações, no Lavradio, uma das artérias nucleares do Concelho; a Apresentação do Projeto de Dinamização da “Avenida da Praia” – com o mote “Uma Avenida do tamanho de um sonho…”, a 24 de junho, pelas 12h30, projeto inovador de dinamização de uma zona da cidade com envolvimento dos atores locais, comerciantes, culturais e sociais – e a iniciativa de informação, divulgação e envolvimento dedicada à temática “Portugal 2020” – agendada para o final de junho.

Registe-se, ainda, neste âmbito a presença da embarcação tradicional propriedade do Município, Varino Pestarola, no Passeio de embarcações típicas do Tejo, na Feira Náutica do Tejo – ontem, domingo, 1 de junho, na Doca de Pedrouços – e a realização de vários passeios no Tejo a bordo do Varino Pestarola, com entidades várias, empresários e investidores, ensino superior e IPSS, entre outras.

O programa dá, ainda, sequência a visitas a parques empresariais/empresas, encontros/reuniões com comerciantes e responsáveis de grandes superfícies e/ou outros agentes da área – o que o Município denomina de “Rota do Comércio e da Indústria”.

O desenvolvimento económico é resultado do esforço e empenho nas ações diárias, faz-se quotidianamente. Este mês é marcado por um conjunto de iniciativas neste âmbito pela importância que o Município considera que estas têm na evolução e crescimento das cidades em geral e do Concelho do Barreiro, em particular. Este é um trabalho contínuo, por isso o Município do Barreiro entendeu marcar/destacar este mês com um vasto programa de ações.

Toda a programação deste “Roteiro” pelo mundo empresarial, atualizada, estará publicada no Sítio Oficial da Câmara Municipal do Barreiro na Internet, página http://www.cm-barreiro.pt/.

 

 

Fonte: CMBarreiro

 

Partilhe esta notícia