No próximo dia 9 de maio, terá lugar a apresentação do livro “Caminhos de Cidadania”, de Rosário Vaz, pelas 16h00, no Auditório da Biblioteca Municipal do Barreiro.

 

Sinopse:

“Do Alentejo, onde sempre volto e voltarei, para renovar as minhas raízes, cheguei ao Barreiro, hoje minha terra de adoção.

No Barreiro fiz um percurso, desenhei uma linha de vida, empenhei-me pessoal e profissionalmente.

Pelo meio fica toda uma vida muito cheia de coisas eventualmente menos boas mas, certamente, em muito maior número, os momentos que não quero esquecer.

É interessante verificar como, quase sem me dar conta, fui arrumando interiormente a caixa das recordações!

Caminhos de Cidadania é isso mesmo, o testemunho das minhas deambulações por trilhos que fui percorrendo com gosto e dedicação.

….a produção deste pequeno livro tem para mim um significado muito especial: a construção de um discreto olhar, procurando cruzar emoções, sentimentos e conflitos. ”

 

Biografia:

Maria do Rosário Guerreiro Vaz nasceu no Alentejo, Vila Nova de Milfontes, em 1945.

Frequentou o Curso do Magistério Primário, na Escola do Magistério Primário de Lisboa, de 1962 a 1964 e, durante nove anos, lecionou neste nível de ensino.

Licenciou-se em Filologia Românica na Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa, em 1977, e deu aulas no Ensino Secundário durante doze anos, nas Escolas Secundária Alfredo da Silva e Secundária dos Casquilhos.

Exerceu funções docentes, durante dezassete anos, na Escola Superior de Educação de Setúbal onde prestou Provas Públicas para Professora Adjunta, na área científica de Literatura Portuguesa/Didática da Literatura.

Coautora de obras de âmbito científico-pedagógico, tais como, entre outras, o “Programa de Didática do Português”, editado pela Universidade Aberta e “Módulos Interdisciplinares para o 4º Ano do Ensino Básico – O Lugar e as Viagens”, editado pela ESE de Santarém.

Foi Coordenadora do Projeto “APRI, um Projeto Organizador de Dinâmicas Locais”, nos concelhos de Alcochete, Barreiro, Moita e Montijo.

Tem apresentado comunicações a nível nacional e internacional na área da Língua Portuguesa, da Literatura Infantojuvenil e da Literatura Portuguesa.

É professora aposentada desde o ano de 2002.

 

Fonte: CMB

Partilhe esta notícia