As luzes dos Paços do Concelho do Barreiro voltam a apagar-se no dia 28 de março, entre as 20h30 e as 21h30, para assinalar o apoio do Município à iniciativa “Hora do Planeta” 2015. Outros locais emblemáticos do Concelho seguirão o exemplo. A Câmara Municipal do Barreiro (CMB) encoraja, igualmente, em comunicado, todos, nomeadamente, colaboradores, munícipes e redes de fornecedores, a aderirem a esta ação pelo ambiente.

Além dos Paços do Concelho, será desligada a iluminação exterior dos Depósitos de Água do Alto da Paiva, Coina e Vila Chã, da Zona de Alburrica (Passadiços, moinhos de vento e Percurso de Alburrica), Auditório Municipal Augusto Cabrita, Edifício Américo Marinho, Escola Superior de Tecnologia do Barreiro / Instituto Politécnico de Setúbal (EST Barreiro/IPS), Edifício da Administração da Baía do Tejo, SA e Mausoléu Alfredo da Silva.

Fotografia Noturna (CFB – Clube de Fotógrafos do Barreiro), Bicicletada Noturna (Associação de Cicloturismo Fidalbyke) e Corrida e Caminhada Noturnas (BRRnightRUNNERS) são as propostas para o serão de 28 de março. A participação em qualquer uma das atividades é gratuita, não sendo necessária inscrição prévia.

Para mais informações encontram-se disponíveis os contactos dpam@cm-barreiro.pt e 21 206 8160.

 

Programa:

“Hora do Planeta:” 20h30 – 21h30

Encontro às 20h00 no Largo do Moinho Pequeno, junto ao passadiço de Alburrica

  • Fotografia Noturna – Evento de fotografia noturna acompanhada de membros do CFB – Clube de Fotógrafos do Barreiro, que darão orientação para quem queira participar. É aconselhável o uso de tripé.
  • Bicicletada Noturna – Passeio pelo concelho passando por alguns dos edifícios/locais a desligar iluminação exterior (Fidalbyke)
  • Corrida e Caminhada Noturnas – Passeios por Alburrica e centro do Barreiro (BRRnightRUNNERS)

 

Embaixadores do evento com figuras de renome

O surfista norte-americano Garret McNamara juntou-se, este ano, ao lote de embaixadores do evento, na sua 9ª edição, que conta com nomes como Nuno Markl, Ana Galvão, Sandra Cóias, Mário Franco, Diana Bouça-Nova, Sylvie Dias e Beatriz Figueira.

Múltiplas ações com este mote serão replicadas pelo País. Entre os espaços que “aderiram” encontram-se: o Santuário Cristo Rei, o Palácio Nacional da Pena, o Palácio Nacional de Sintra, o Palácio de Monserrate, o Castelo dos Mouros, o Museu Eletricidade, a Igreja Senhora do Bonfim (Chamusca), o Castelo de Abrantes, a Igreja Matriz de Alvito, o Monumento do Emigrante (Boticas), a Casa da Torre (Ribeira da Pena), o Mosteiro de Landim, o Monumento à Liberdade (Grândola), a Igreja de Santa Maria do Olival (Tomar), o Castelo (Castelo Rodrigo), o Mosteiro do Lorvão (Penacova), Ponte de São Roque (Chaves), o Castelo de Miranda do Douro e o Palácio do Távoras (Mirandela).

«A Hora do Planeta é uma iniciativa global ambiental em parceria com a WWF. Indivíduos, empresas, governos e comunidades são convidados a desligarem as suas luzes durante uma hora no sábado, dia 28 de Março de 2015 às 20:30 para mostrarem o seu apoio à acção ambientalmente sustentável. Como uma das primeiras campanhas acerca das alterações climáticas, a Hora do Planeta tem crescido a partir de um evento simbólico numa única cidade para o maior movimento do mundo em defesa do ambiente. A Hora do Planeta em 2014 chegou a 162 países e territórios, a mais de 7000 cidades e vilas. Em Portugal, 90 municípios aderiram e centenas de monumentos emblemáticos nacionais ficaram às escuras, como a Ponte 25 de Abril, o Mosteiro dos Jerónimos, o Cristo Rei, em Lisboa e o Convento de Cristo, em Tomar. Em 2015, a Hora do Planeta pretende aproveitar o poder dos seus milhões de adeptos em todo o mundo para mudar as alterações climáticas.»

A Hora do Planeta é uma iniciativa da WWF – World Wide Fund For Nature. No Barreiro, conta com o apoio do Município. A Organização das atividades inseridas no evento, no Barreiro, está a cargo da CMB, Centro de Educação Ambiental da Mata da Machada e Sapal do Coina, S.energia – Agência Regional de Energia para os concelhos do Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete, CFB, Fidalbyke e BRRnightRUNNERS. São Parceiros Locais: Baía do Tejo e EST Barreiro/IPS.

Partilhe esta notícia