“Educação Literária e Formação de Leitores na Escola” é o tema da Ação de Formação agendada para o dia 1 de junho, entre as 14h e as 18h, na Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça, na Moita, protagonizada pelo professor José António Gomes.

Esta ação é dirigida a professores de vários níveis de ensino, educadores de infância, animadores, técnicos de biblioteca, bibliotecários e todos os interessados pela leitura, e tem entrada gratuita, mediante inscrição prévia na biblioteca (T: 210817040).

João Pedro Mésseder é o nome literário de José António Gomes, Professor Coordenador, doutorado em literatura, na Escola Superior de Educação do Porto, onde tem trabalhado na formação de professores. É também investigador do Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra, do Centro de Investigação e Inovação em Educação da ESE do Porto e da Rede Temática “As Literaturas Infantis e Juvenis do Marco Ibérico e Ibero-americano”.

Publicou estudos sobre literatura portuguesa e literatura para a infância e a juventude e sobre educação literária e formação de leitores e, com o seu nome literário, cerca de trinta obras de criação. Entre outras distinções, ganhou os prémios M.ª Amália Vaz de Carvalho, de poesia, pelo livro “Fissura” (Caminho, 2000), e Bissaya Barreto de Literatura para a Infância, com a obra “Pequeno Livro das Coisas” (Caminho, 2012). É autor de vários outros livros, de poemas e de narrativas, para crianças, jovens e adultos, como “Romance do 25 de Abril” (Caminho, 2007). Os seus últimos livros editados são “Tudo É Sempre Outra Coisa” (Caminho, 2014), e a nova edição (3.ª, revista e com novo design) de “Versos com Reversos” (Caminho, 1998; 2015),

No dia 2 de junho, o professor José António Gomes, mas “na pele” do escritor João Pedro Mésseder, vai estar na Biblioteca Escolar EB 2, 3 D. Pedro II, no âmbito da iniciativa “Escolas a Ler”.

Partilhe esta notícia