Novos equipamentos tecnológicos, documentos e serviços da Biblioteca Municipal do Barreiro estão já ao dispor da população. Estes foram adquiridos ao abrigo da candidatura ao Quadro de Referência Estratégico Nacional – QREN.

Em ambiente de festa, dezenas de pessoas conheceram em primeira mão as novas valências deste equipamento municipal, no passado sábado, 26 de setembro. Foi uma manhã bem animada com a participação de músicos, artistas plásticos, contadores de histórias e fotógrafos.

O grupo BVoice atuou no largo em frente à Biblioteca convidando a população a entrar.

Na ocasião, o Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Carlos Humberto de Carvalho, recordou a evolução deste equipamento municipal, quando outrora era acedido até por quem tinha fracos recursos financeiros. Hoje orgulha-se da Biblioteca possuir novos meios tecnológicos.

“No arranque deste ano letivo, quisemos colocar ao dispor das famílias este espaço com estes novos equipamentos, serviços e documentos”, ressalvou a Vereadora Regina Janeiro, responsável pelo equipamento. Hoje o acesso à Biblioteca ainda está mais facilitado. Podemos aceder a partir de casa, e ficar a saber que livros estão disponíveis para consulta, por exemplo.

Regina Janeiro agradeceu a colaboração da Companhia de Teatro Arteviva; do Clube de Fotógrafos do Barreiro; do Clube de Jogadores do Barreiro; de “Sonhar Acordados”; do músico Miguel Félix, ao piano, e do maestro Manuel Gonçalves. Não esqueceu o “imprescindível” empenho dos trabalhadores da Biblioteca Municipal e do Gabinete de Tecnologias de Informação da CMB.

 

 

Novas valências da Biblioteca: 

Livros Viajantes – Bookcrossing;

E-readers – disponibilização de ebooks;

Mesa Interativa na sala Infantil;

Pad interativo na Sala juvenil;

Pad para consulta de jornais online;

Biblioteca Digital – pesquisa de ebooks;

Biblionet – catálogo online;

Livros Novos no Fundo Local;

Consolas no Espaço Multimédia (Play Station, Wii e X-Box)

 

 

O Quadro interativo na Sala de Estudo foi apresentado por um membro do Clube de Fotógrafos do Barreiro, que aproveitou para apresentar o clube fundado em 2014.

 

Neste dia realizou-se mais uma sessão de “Hora do Conto”, dedicada à obra de António Torrado “O Elefante não Entra na Jogada”.

 

A atuação do Coral TAB – Trabalhadores das Autarquias Locais – conduzido pelo maestro Manuel Gonçalves encerrou a iniciativa.

Partilhe esta notícia