Atento aos problemas que afetam e são motivo de interesse e de discussão pública no nosso distrito, uma delegação do Bloco liderada pela dirigente nacional e deputada na assembleia da República Joana Mortágua, recebeu elementos da “Plataforma Cívica Aeroporto BA6-Montijo Não”, dia 11 deste mês, na sede do BE no Montijo.

O encontro que serviu para conhecer “Plataforma Cívica” e quais os seus objetivos sobre este tema importantíssimo, decorreu de forma franca, cordial e aberta entre os participantes.

O Bloco manifestou os seus pontos de vista sobre o pretenso uso da BA6, no Montijo, para a expansão do Aeroporto Humberto Delgado, referindo que o mesmo lhe tem merecido a maior atenção, nos seus diversos impactos quer ambientais, sociais, mobilidade e infraestruturas aeroportuárias.

Pela parte da “Plataforma” foi manifestado de que Portugal precisa de um novo aeroporto de dimensão Europeia e intercontinental e que esta solução não será, na sua opinião, a “solução” Base Aérea nº 6. Reafirmando a ideia de que a desactivação do aeroporto da Portela se deve concretizar de modo faseado e programado.

A necessidade de proceder a um debate o mais amplo possível e de uma melhor informação por parte do governo e entidades responsáveis envolvidas neste processo para um efetivo esclarecimento das populações abrangidas por esta eventual decisão, foi uma preocupação comum a ambas as representações.

O Bloco deixou expresso, junto da “Plataforma Cívica”, a sua disponibilidade para, onde se encontra representado, contribuir para aprofundar o debate sobre o tema.

No final do encontro ficou, por ambas as partes, a vontade de manter aberto o diálogo e a troca de informação considerada relevante sobre esta matéria. 

Partilhe esta notícia