Apesar do Ano da Cristalografia ter sido assinalado durante o ano de 2014, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa apresenta o último orador convidado no âmbito desta iniciativa. Assim, recebe no próximo dia 05 de junho, às 15h na Biblioteca da Faculdade de Ciências e Tecnologia, no campus de Caparica, o Professor Brian Kobilka, galardoado com o Nobel da Química em 2012 pela sua pesquisa em torno do conhecimento estrutural do processo dinâmico de sinalização dos recetores associados à Proteína G.

Estes recetores associados à Proteína G (GPCRs, em inglês) conduzem a maioria das respostas das transmenbranas às hormonas e aos neurotransmissores, mediando a visão, o olfato e o paladar.

O Professor Brian Kobilka é Professor na Faculdade de Medicina da Universidade de Stanford, na Califórnia. Obteve o seu Mestrado na Faculdade de Medicina da Universidade de Yale e trabalhou em investigação enquanto pós-doutorado sob a orientação de Robert Lefkwitz na Universidade de Duke. O Professor Brian Kobilka é reconhecido pelo seu trabalho de investigação do processo dinâmico de sinalização dos recetores associados à Proteína G, e o seu laboratório foi o responsável por ter determinado a estrutura molecular do receptor β2-adrenérgico.

Partilhe esta notícia