O vereador do PSD na Câmara Municipal do Barreiro, Bruno Vitorino, considera que as coletividades do concelho estão cada vez mais empenhadas em apostar na eficiência energética, sendo a nova iluminação do pavilhão do Grupo Desportivo Fabril o exemplo mais recente.

No âmbito da inauguração pública da nova iluminação do Pavilhão Vítor Domingos, do Grupo Desportivo Fabril, o social-democrata recordou que esta medida, englobada no Projeto Eco-Desafio, tem vindo a ser aplicada ao longo dos anos, representando um esforço financeiro da autarquia e das colectividades.

“Este foi um projeto que criei, enquanto vereador da Câmara Municipal, em 2009, que visa tornar os clubes, as IPSS’s, as coletividades, amigas do meio ambiente, reduzindo a sua pegada ecológica”, recorda.

O Eco-Desafio permite que estas entidades possam adotar medidas concretas que reduzam consumos de gás, eletricidade, água, diminuindo também outros custos associados. Este projeto já apoiou mais de 15 entidades, tendo sido iniciado no Sporting Clube Lavradiense.

“A Câmara Municipal do Barreiro, através do programa Eco-Desafio, contribuiu com 5 mil euros no apoio ao clube para que este possa melhorar a sua eficiência energética, criando condições para utilizarem os recursos que poupam para desenvolver as suas actividades”, acrescenta Bruno Vitorino, relembrando que é o segundo projeto apoiado nesta instituição, pois já se havia colocado painéis solares para aquecimento de águas no Estádio Alfredo da Silva.

“Com esta iniciativa poupamos 70% na fatura da luz do pavilhão, melhoramos a qualidade da iluminação, e reduzimos drasticamente as emissões de CO2”, realça.

O vereador do PSD referiu ainda que o presidente e a direção do Grupo Desportivo Fabril têm um trabalho notável a nível desportivo, não só para o clube, mas como para o concelho do Barreiro.

Importa referir que o Eco-Desafio tem também a participação da S.energia, agência de energia para os concelhos do Barreiro, Moita e Montijo, de que Bruno Vitorino é o presidente do Conselho de Administração, um cargo que é não-remunerado.

Partilhe esta notícia