O vereador do PSD, Bruno Vitorino, vai propor esta quarta-feira, em sessão de Câmara, a aquisição de duas viaturas por parte da autarquia do Barreiro, para posterior cedência/doação à PSP, para que seja dada continuidade ao policiamento de proximidade junto das escolas, no âmbito do Programa Escola Segura.

Este Programa tem como objetivo garantir um ambiente seguro nos estabelecimentos de ensino e meio envolvente, fomentando iniciativas e projetos direcionados para a promoção de valores de cidadania e de civismo no meio escolar, tendo em vista um desenvolvimento harmonioso por parte das crianças e jovens. 

“No concelho do Barreiro, o Programa veio garantir uma maior segurança, prevenindo e reduzindo a violência, comportamentos de risco, bem como melhorar o sentimento de segurança, dando uma especial atenção às nossas crianças, que são a faixa etária mais vulnerável da nossa sociedade”, explica o social-democrata.

Contudo, a viatura utilizada pela PSP para a vigilância das escolas do concelho encontra-se num estado de degradação acentuado, sendo urgente a sua substituição, algo que até agora não foi feito pelo Ministério da Administração Interna.

“A ação da PSP no concelho do Barreiro é fundamental para o cumprimento da lei e para a segurança das populações, designadamente no âmbito da prevenção criminal e policiamento comunitário, com vista ao desenvolvimento de Programas Especiais, tal como o programa Escola Segura”, sublinha o vereador do PSD.

Apesar de não ser uma competência direta da Câmara Municipal do Barreiro, Bruno Vitorino considera que, “a exemplo do que tem sido feito noutras áreas, face à incapacidade do Estado na resolução de problemas concretos”, a autarquia deve cooperar com a PSP “na promoção da segurança e tranquilidade públicas, bem como na prevenção criminal e policiamento comunitário, no qual se inclui o programa Escola Segura, sendo estas viaturas essenciais para a prossecução deste importante programa”.

Partilhe esta notícia