O representante da Câmara Municipal do Barreiro na  Agência de Energia para os concelhos do Barreiro, Moita e Montijo – S.energia, Bruno Vitorino, terminou o mandato como presidente da direção, tendo nos último dois anos implementado vários projetos marcantes que apoiaram empresas e instituições.

 

Recorde-se que a S.energia foi criada por iniciativa de Bruno Vitorino há já 10 anos, data em que os municípios do Barreiro e da Moita apresentaram uma candidatura a fundos comunitários para a sua criação.

 

“Desde então a agência tem evoluído trabalhado muito, especialmente junto de empresas e de instituições. Hoje a S.energia é uma referência, contribuindo para a eficiência energética, para o melhor aproveitamento dos recursos energéticos endógenos e a gestão ambiental na interface com a energia, tendo em vista a promoção de um desenvolvimento local mais sustentável”, sublinha.

 

Nestes dois anos de mandato, Bruno Vitorino destaca a implementação dos projetos Eco-Bombeiros – sensibilização para a eficiência energética em quartéis de bombeiros e Conhecer & Agir – Plataforma de medição e divulgação dos consumos elétricos em edifícios municipais, que permitiram contribuir para a melhoria da eficiência energética.

 

A Agência de Energia participou ainda em vários projetos como por exemplo na medida GEEPME’s – Gestão de Energia Elétrica em Pequenas e Médias Empresas (ENA), Tutores de Energia nas Escolas (ADENE), Energy Game II (ADENE), Formação de Gestores Municipais de Energia (ADENE) e Young Energy Leaders (RNAE), permitiram um reforço substancial na melhoria da qualidade da intervenção da S.ENERGIA, quer na sua capacidade de atuar no território e nas instituições, quer de promover a informação e formação da população e suas associações, bem como de auxiliar as empresas e demais entidades a adotar as práticas energeticamente mais sustentáveis.

 

Neste ano de 2017 deu-se ainda início a dois novos projetos nacionais: “GaME – Ganha a Melhor Escola”, que pretende envolver os alunos do ensino secundário e profissional na gestão de energia da sua escola e o EduLUX – Eficiência energética na iluminação interior de Escolas Básicas”, que tem como objetivo melhorar a eficiência energética na área da iluminação interior em 174 Escolas Básicas do 1º Ciclo dos concelhos do Barreiro, Moita, Montijo, Setúbal, Palmela, Sesimbra, Seixal e Loures, contribuindo também para a melhoria das condições de conforto e visibilidade das crianças, nas escolas a intervencionar.

 

Importa ainda realçar a participação no projeto europeu “PROSPECT: Peer powered cities and regions”, no qual a S.ENERGIA é parceira, teve o seu início em Junho de 2017. Este projeto tem como objetivo geral capacitar a aprendizagem entre pares nas autoridades regionais e locais, a fim de apoiar o financiamento e a implementação de medidas incluídas nos planos de ação para a energia sustentável.

 

“Foram dois anos de intenso trabalho e os resultados estão à vista. Deixo a presidência da S.energia com a sensação de dever cumprido”, afirma.

 

Bruno Vitorino passa agora para vice-presidente da Agência, cargo que esse que à semelhança do anterior é também ele não-remunerado.

 

Partilhe esta notícia