Câmara Municipal de Alcácer do Sal mostra património edificado e cultural, riqueza paisagística e gastronomia do concelho na maior mostra turística do país.

No âmbito da presença do Município na BTL 2015, sob o lema “Alcácer, rio de culturas”, a autarquia organiza diversas atividades com a intenção de promover simultaneamente o património edificado e cultural, o artesanato, a riqueza paisagística e também a gastronomia.

Alcácer do Sal, integrado no pavilhão da Turismo do Alentejo, pretende dar a conhecer aos visitantes do mais importante certame do setor alguns produtos endógenos do concelho.

Nesse sentido, no dia da inauguração da BTL, dia 25 de fevereiro, realiza-se uma prova de vinhos e azeites do concelho de Alcácer e confeção de tiborna, tendo como parceiros a Herdade da Barrosinha, Herdade de Vale D’Arca e Padarias do Torrão. Nos restantes dias irão ser feitas degustações pontuais de doces e salgados do concelho, coma presença de: Casimiro Jerónimo com as suas famosas empadas, que receberam o prémio “As Melhores Empadas de Lisboa”, e mais alguns doces produzidos com produtos endógenos característicos da região.

Presente no espaço de Alcácer do Sal e a convite da Câmara Municipal vai estar também a doceira Rita Morgado com as pinhoadas de Alcácer, a pastelaria do Torrão “Carapinhas” com os pastéis de tutano, (uma receita histórica), o Restaurante “Besugo”, também do Torrão com um salgado histórico e a pastelaria “Merendinha” , igualmente localizada na vila do Torrão, com um doce conventual. A restauração do Torrão vai promover o evento que se realiza de 22 a 24 de maio, “Torrão Quinhentista – V Recriação Histórica”, já que os produtos para degustação tem todos por base receitas históricas, e os parceiros estarão trajados à época. Durante a BTL, a Câmara Municipal vai ainda fazer a apresentação do pacote turístico “Alcácer com Vida”, que pretende a valorização do concelho de Alcácer e do melhor que tem para oferecer em termos turísticos e a aposta em cativar novos públicos. Vão igualmente ser mostrados aos visitantes da BTL dois vídeos promocionais do concelho, Cripta e Alcácer com Vida.

Partilhe esta notícia