A Câmara Municipal de Alcácer do Sal tem apoiado continuamente a população e a instituições do concelho no âmbito do complexo contexto inerente à pandemia de COVID-19, que veio alterar a vida e o dia a dia de todos. 

Para garantir a segurança da população, a autarquia ofereceu aos munícipes 60 mil máscaras em junho e, em dezembro, irá entregar nova remessa de 60 mil. Foram entregues 16 mil máscaras e gel desinfetante às IPSS’s – Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho, GNR, Bombeiros Mistos de Alcácer do Sal e Bombeiros Mistos do Torrão, tendo os Bombeiros e as IPSS’s recebido ainda EPI – Equipamentos de Proteção Individual (tais como luvas e fatos descartáveis). Também com vista à aquisição de EPI’s, as instituições de solidariedade receberam, além dos subsídios correntes, apoios extraordinários. 

O aconchego da família é deveras importante, pelo que, de modo a permitir que os familiares visitassem os utentes da AURPICAS e da Santa Casa da Misericórdia de Alcácer do Sal, a Câmara Municipal adquiriu e instalou estruturas modulares para a construção de salas de visitas. Já no Centro Social de Rio de Moinhos foi construída uma divisória para permitir estas visitas. O Centro Paroquial do Torrão e o Centro Social de Rio de Moinhos receberam ambos uma máquina de lavar para assegurar a higiene dos têxteis das respetivas instituições e utentes. 

A alimentação é um aspeto fundamental que deve ser assegurado e que, em consequência da pandemia, se tornou um desafio para muitas famílias. A autarquia tem tentado suprimir eventuais necessidades através da compra e entrega de alimentos às pessoas em isolamento devido à COVID-19 e com o apoio de famílias carenciadas (que irão também receber, em dezembro, 110 cabazes de Natal). Foi atribuído um subsídio ao Centro Cultural dos Bairros de S. João e Olival Queimado para a aquisição de materiais descartáveis para refeições alimentares e a Câmara tem participado na distribuição dos bens alimentares do programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas (POAPML) do Centro Cultural e do Banco Alimentar. Foram também oferecidas refeições aos Bombeiros de Alcácer e do Torrão; o Agrupamento de Escolas de Alcácer do Sal levou refeições ao domicílio de alunos de famílias carenciadas, em colaboração com a Câmara Municipal e a União das Freguesias de Alcácer, tendo a Câmara oferecido, em julho, 180 pacotes de leite de um litro para serem distribuídos em conjunto com essas refeições escolares. 

Na área da Educação, a autarquia avançou igualmente com a aquisição de 24 tablets aos alunos dos Agrupamentos de Escolas de Alcácer e do Torrão, distribuiu equipamentos de proteção individual pelas escolas, atribuiu tapetes desinfetantes ao ensino pré-escolar e à Oficina da Criança e ofereceu ainda nebulizadores aos estabelecimentos de ensino pré-escolar e do 1º ciclo do concelho e Oficina da Criança.