Alteração cria condições para trazer mais investimento

A Câmara Municipal de Alcácer do Sal procedeu à alteração da carta da Reserva Ecológica Nacional no concelho. Um processo feito em articulação com a equipa da Universidade Técnica de Lisboa liderada pelo Professor Sidónio Pardal, um reputado urbanista do país, doutorado em Arquitetura Paisagística e com os serviços técnicos da autarquia que para o efeito se reforçou com a integração de uma geógrafa.

O processo de alteração da Carta da REN está pronto. Será entregue na próxima semana na CCDR do Alentejo, aguardando-se depois a sua publicação no Diário da República.

Segundo o Professor Sidónio Pardal que esta manhã esteve presente na Reunião de Câmara, realizada na Sala de Sessões para explicar a importância desta atualização da carta da Reserva Ecológica Nacional, “esta alteração que foi uma prioridade deste executivo decorreu de uma forma célere graças à coordenação de todos os serviços e entidades envolvidas, tais como a  equipa da Câmara Municipal extremamente competente e que em pouco tempo encontrou o caminho para a solução”.

Sidónio Pardal explicou que as alterações no município “ visam trazer mais investimento e empresas para o concelho, uma vez que existiam restrições ambientais que não tinham razão de ser”.

Tratou-se de um “processo pacífico que foi ao encontro dos interesses dos agricultores e orizicultores”. Uma indicação dada pelo Presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal à equipa de trabalho que procedeu às alterações da carta da REN.

O especialista em urbanismo reforçou a ideia de que “de  acordo com o estipulado na lei conseguimos resolver este problema de uma forma correta, reduzindo a área de influência desta condicionante às atividades económicas do concelho, tais como a agricultura e a floresta”.

O Presidente da Câmara Municipal, Vítor Proença acrescentou que “era indispensável que esta alteração fosse feita, o que existia antes era um fator impeditivo para o investimento no concelho”.

 

Fonte:  CMAlcácer do Sal

Partilhe esta notícia