A ERSAR – Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos volta a atribuir em 2014 os selos de “Qualidade exemplar de água para consumo humano”. Esta atribuição, que pretende distinguir as entidades gestoras que registaram cumulativamente, no último ano de avaliação regulatória, um conjunto de critérios exigentes, volta a ser entregue à Câmara Municipal do Barreiro (CMB) em cerimónia integrada na 9ª Expo Conferência da Água, marcada para hoje, dia 19, no Centro de Congressos do LNEC, em Lisboa.

Este ano, os selos de ‘Qualidade do serviço de abastecimento de água’ e de ‘Qualidade exemplar de água para consumo humano’ foram atribuídos a um total de 91 entidades gestoras.

De acordo com a ERSAR e embora o panorama nacional da qualidade da água destinada ao consumo humano tenha revelado nos últimos anos que em Portugal a água da torneira é de confiança, “impunha-se a distinção daquelas entidades que, dentro de um universo que garante 98,2% de água segura, se distinguem pela excelência. Para a atribuição dos referidos selos foi verificado, entre outros aspetos, o cumprimento de todos os critérios previstos no respetivo regulamento”.

Desta forma, diz ainda a Entidades Reguladora, “às 74 entidades gestoras a quem foi atribuído um selo (entre as quais a CMB), mais 13 do que no ano passado, será entregue um certificado e o direito de usar essa imagem, (…) associando-lhe assim uma marca única identificativa da qualidade do serviço prestado aos utilizadores”.

Em 2014, a ERSAR decidiu, igualmente, atribuir o selo de “Qualidade do serviço de abastecimento público de água”. Recorde-se que esta iniciativa, que integra ambas as distinções, resulta de uma parceria entre a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) e o Jornal Água&Ambiente, com a colaboração da Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA), da Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental (APESB), da Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos (APRH) e do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC).

Como referido anteriormente, os selos serão entregues a cada uma das entidades gestoras em cerimónia a realizar esta tarde, a partir das 17h30, no âmbito da 9.ª Expo Conferência da Água, que terá lugar no Centro de Congressos do LNEC e que conta com a presença do Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Jorge Moreira da Silva.

 

Fonte: CMBarreiro

Partilhe esta notícia