A Câmara Municipal do Barreiro (CMB) vai homenagear o Grupo Desportivo da Escola Secundária de Santo André (GDESSA)/Barreiro pela conquista do Campeonato Nacional da Liga Feminina, em basquetebol, com uma Receção, nos Paços do Concelho, na segunda-feira, 8 de maio, pelas 19h30.

 

Recorde-se que a consagração da emblemática equipa do Barreiro, uma escola com tradições na formação e com diversos títulos, ao nível dos escalões mais jovens e absolutos, do setor feminino, aconteceu na passada segunda-feira, dia 1, no Pavilhão Municipal Luís de Carvalho, no Barreiro, onde decorreu a Fase Final da competição, perante um entusiástico público, animado pela emotividade dos jogos, que preencheu as bancadas do recinto.

 

Com esta conquista, recorde-se, ainda, o GDESSA faz a “dobradinha” na temporada 2016/17, já que venceu, também, a edição deste ano da Taça de Portugal, título, pelo qual, a CMB aprovou uma Saudação na sua Reunião Ordinária Pública de 22 de março último.

 

«(…)

Esta modalidade é sem dúvida uma referência no concelho do Barreiro e o GDESSA tem sido um dos clubes que mais tem contribuído para a sua divulgação e dignificação da cidade.

A final da Taça de Portugal Feminina de Basquetebol, considerada um dos pontos altos da modalidade, decorreu no nosso concelho e foi ganha por uma equipa do Barreiro.

O Grupo Desportivo da Escola Secundária de Santo André – GDESSA – conquistou mais um troféu nacional, mantendo a importância do clube naquilo que faz, na formação desportiva e humana de jovens e orgulhando a cidade do Barreiro.

A Câmara Municipal e o GDESSA têm um importante trabalho conjunto no que diz respeito ao Plano de Desenvolvimento de Basquetebol, que existe desde 1990, e continua a ter um papel importante na promoção da modalidade.

No fim-de-semana de 11 e 12 de março realizou-se no Pavilhão Municipal Luís de Carvalho, no Barreiro, a final four da Taça de Portugal Feminina, em basquetebol, onde o GDESSA defrontou a equipa açoriana Boa Viagem, apurando-se para a final contra a equipa Quinta dos Lombos.

Após o apito final, ao ter ganho por 64-55, a equipa feminina do GDESSA venceu pela terceira vez a Taça de Portugal. As duas taças já ganhas foram nas épocas 2003/2004 e 2004/2005.

Um público entusiasta assistiu à consagração do GDESSA, num ambiente de grande animação e fair-play. Mais um troféu a juntar-se aos muitos, já, existentes nas vitrinas do Grupo Desportivo escolar.

Assim, a Câmara Municipal do Barreiro, reunida a 22 de março de 2017, vem por este meio felicitar as jogadoras, treinadores e dirigentes do Grupo Desportivo da Escola Secundária de Santo André por mais um título conquistado».

 

Nesta mesma reunião, de resto, foi aprovada uma outra Saudação, desta feita, a Francisco Pacheco, do GD Independente, na modalidade de atletismo.

 

«O atletismo é um desporto com forte enraizamento popular no Barreiro. O plano de desenvolvimento do atletismo foi estruturado em 1988, sendo o primeiro do nosso concelho, e reestruturado em 1998 com a Associação de Atletismo de Setúbal.

E porque acreditamos que é um trabalho que nunca está terminado, é construído todos os anos, à semelhança dos outros Planos, com o movimento associativo.

O Grupo Desportivo “O Independente” comemora 57 anos de história!

Foi em 2016 declarado de utilidade pública, nos termos do Decreto-Lei n.º 460/77, de 7 de novembro, com a redação dada pelo Decreto-Lei n.º 391/2007.

O G.D “O Independente” iniciou a sua atividade desportiva na época de 1966/1967 nas modalidades de futebol, atletismo, ténis de mesa, xadrez, pesca, natação, malha, filatelia e cicloturismo. Desde então tem participado em inúmeras provas e campeonatos regionais e nacionais.

Ao longo da sua história o atletismo ganhou destaque, valorizando a modalidade não só no concelho, mas a nível regional e nacional.

No passado dia 26 de fevereiro, no Campeonato Nacional de Lançamentos Longos de Veteranos, que se realizou em Leiria, o atleta Francisco Pacheco do Grupo Desportivo “O Independente”, sagrou-se campeão nacional de lançamentos nas categorias de disco e martelo, e sagrou-se ainda vice-campeão no lançamento de dardo.

Assim, a Câmara Municipal do Barreiro, reunida a 22 de março de 2017, felicita o atleta Francisco Pacheco pelos títulos nacionais de campeão e vice-campeão, e felicita também o Grupo Desportivo “O Independente” pelo trabalho realizado ao longo de tantos anos na formação de atletas barreirenses».

 

Todas as Deliberações de Câmara podem ser consultadas no Sítio Oficial da CMB na Internet, página http://www.cm-barreiro.pt/pages/438?folder_id=74.

Partilhe esta notícia