Novecentos alunos, em representação de cerca de 60 escolas de todo o Alentejo, vão estar em competição em Santiago do Cacém e Vila Nova de Santo André, nos dias 2 e 3 de maio, nos Campeonatos Regionais de Desporto Escolar, com o apoio logístico da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Proteção Civil Municipal, Associação dos Bombeiros Mistos de Santiago do Cacém, GNR, Agrupamento de Escolas de Santiago do Cacém e Santo André.

A organização está a cargo da Direção de Serviços do Alentejo (DGESTE) e da Coordenação Local do Desporto Escolar do Baixo Alentejo e Alentejo Litoral (CLDE BAAL) e o encontro abrange os ensinos básicos de 2.ºs, 3.ºs ciclos e secundários.

As modalidades em competição nas categorias de iniciados e juvenis (dos 12 aos 16 anos de idade) são: Atividades Rítmicas Expressivas, Badminton, Basquetebol, Desportos Gímnicos, Futsal, Natação, Ténis de Mesa e Voleibol.

As provas, aberta ao público em geral, estão repartidas entre o Pavilhão Municipal de Desportos de Santiago do Cacém, o Pavilhão do Juventude Atlético Clube, o Pavilhão Municipal de Santo André, o Pavilhão da Petrogal, as Piscinas Municipais de Santiago do Cacém e a Escola Secundária Manuel da Fonseca.

Pedro Mira, da organização do evento, enaltece o papel da autarquia nestes campeonatos: “se não houvesse o envolvimento do município de Santiago do Cacém seria muito complicado organizar esta competição, que tem uma logística muito pesada”.

Quanto ao desporto escolar após a incógnita levantada na sua continuação Pedro Mira refere “alguns quiseram-nos contar os dias. Nós felizmente a nível das coordenações tanto nacional, como regionais e locais criámos uma equipa de trabalho e conseguimos hoje em dia ter um desporto escolar com horas letivas nos horários dos nossos alunos, o que para nós é um privilégio. Acaba por ser o fruto do nosso trabalho e o sucesso da mesma que vai estar representada pelos alunos do desporto escolar no município de Santiago do Cacém.”

Os Campeonatos Regionais de Desporto Escolar irão apurar alunos para representar o Alentejo nos campeonatos nacionais que irão decorrer em Lisboa ainda no mês de maio.

 

Fonte: CMSC

Partilhe esta notícia