Campo de Férias proporciona visita pedagógica no Sado

O Campo de Férias Jovem de S. Sebastião, organizado pela Junta de Freguesia de S. Sebastião e pelo Teatro do Elefante, proporcionou a 35 crianças uma viagem pelo rio Sado, no dia 30 de julho, a bordo da embarcação “Maravilha do Sado”, em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal.

Para a maioria dos participantes, com idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos, esta foi uma aventura marcada por várias primeiras experiências. De facto, muitos nunca tinham realizado aquela travessia fluvial no Sado, muito menos numa embarcação típica dos anos 50, como é a “Maravilha do Sado”, recuperada pela Câmara Municipal de Setúbal para usufruto da população, com objetivos educativos e culturais.

O momento alto da excursão aconteceu quando a comunidade de roazes corvineiros emergiu das águas azuis do rio, para alegria das crianças e também dos cinco monitores e coordenadora que as acompanhavam. De imediato saltaram das mochilas as máquinas fotográficas, porque ninguém quis perder a oportunidade de capturar imagens das amistosas criaturas. Este privilegiado avistamento, foi também o primeiro de quase todos os participantes que não se continham de tanta excitação.

Durante as cerca de duas horas de viagem, com partida e chegada do molhe exterior da Doca dos Pescadores, houve tempo para lanchar, jogar às cartas, brincar e cantar, enquanto se apreciava a beleza do rio Sado, das praias da serra da Arrábida e também da península de Troia.

As visitas no Sado, de caráter pedagógico, têm como objetivo promover a aprendizagem e o conhecimento sobre o rio e a reserva natural do Estuário do Sado, através do contacto e da observação direta destes elementos naturais da região.

Este foi o segundo grupo de jovens que teve a oportunidade de desfrutar de uma visita pelo rio, no âmbito do Campo de Férias Jovem S. Sebastião 2019, programa de ocupação de tempos livres que decorre até 16 de agosto. O projeto procura desenvolver atividades desportivas, pedagógicas e de lazer que envolvam a população mais jovem residente na freguesia, com um custo acessível para os encarregados de educação.

Junta de Freguesia de São Sebastião

Partilhe esta notícia