Está a decorrer, desde 4 de julho, os campos de férias, para crianças dos 6 aos 12 anos de idade, promovido pela Junta de Freguesia de São Sebastião, em parceria com o Teatro do Elefante.

Além de oferecer actividades lúdicas e desportivas, como idas à praia e à piscina, campismo, aulas de aikido, surf, bodyboard, bmx e vólei, o projecto proporciona também experiências de desenvolvimento pessoal, social e cultural, com especial enfoque nas atividades de expressão artística, desenvolvimento da criatividade e participação cidadã.

O Jardim de Vanicelos foi palco de uma dessas actividades, no passado dia 19, com uma oficina de percussão, dinamizada pelo músico setubalense Fernando Molina, onde 35 crianças fizeram música, batendo as mãos no próprio corpo e uma contra a outra, marcando um ritmo cadenciado. “Esta actividade desafia-os a tentar manter o ritmo e também fortalece a dinâmica do trabalho em equipa”, revela Marlene Aldeia, do Teatro do Elefante, expressando que “a percussão não tem que ser exclusivamente feita com instrumentos musicais”.

Fernando Casaca, director artístico do Teatro do Elefante considera que os campos de férias, os quais coordena há três anos consecutivos, em conjunto com a Junta de Freguesia, são “uma oportunidade de proporcionar às crianças experiências de qualidade a nível cultural e artístico, às quais não têm acesso diariamente, e é esse o nosso principal objectivo”.

Grande parte do programa de atividades é realizada no concelho de Setúbal, para que as crianças possam conhecer bem a cidade onde vivem, mas também dá-lhes a conhecer outras localidades, como por exemplo, Lisboa, onde visitam monumentos importantes, jardins e museus. “É importante que conheçam a capital, onde encontramos uma grande oferta cultural para estas idades”, refere a artista Rita Sales, co-fundadora do Teatro do Elefante. Arraiolos, Óbidos, Sintra, Cascais, Santarém, são algumas das outras localidades incluídas no programa, sempre com atividades diversificadas.

Na área desportiva, coordenada por Fernanda Pacheco, responsável pelo Departamento da Cultura e Desporto da Junta de Freguesia de S. Sebastião, as crianças têm, por exemplo, a oportunidade de participar numa aula de iniciação ao meio aquático com pranchas de surf e bodyboard na Lagoa de Albufeira, com o apoio do Surf Clube de Sesimbra.

Nesta atividade, os participantes treinam o chamado “take off”, ou seja, porem-se de pé na prancha e tentar equilibrar-se, deslizando na água, explica João Ribeiro, um dos responsáveis do clube que viu nesta parceria uma oportunidade de “entrar numa onda mais altruísta e tentar passar o gosto pela modalidade”.

Os campos de férias prolongam-se até 26 de Agosto, e, além das entidades já referidas, contam com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal, do Agrupamento de Escolas Luísa Todi, do Agrupamento 1117 de Escuteiros Marítimos de Setúbal, da Associação Desportiva de Aikido de Setúbal, do Núcleo Bicross de Setúbal, da Setúbal Academy, da Federação das Colectividades do Distrito de Setúbal, do Camping Vasco da Gama, do Centro de Estudos 100% Fixe e da Delta.

 

Partilhe esta notícia