No próximo mês de Março, realizar-se-ão os World Games Special Olympic 2019, em Abu Dabhi – capital dos Emirados Árabes Unidos. Trata-se dos “jogos olímpicos” para atletas portadores de incapacidade intelectual, e Portugal participará com uma comitiva de 31 atletas de diferentes modalidades, através do Special Olympic Portugal*.

Um desses atletas é Álvaro Pereira, da UDI – União Desportiva para a Inclusão (APPACDM de Setúbal), que irá representar Portugal na disciplina de Equitação juntamente com 3 cavaleiros de outros clubes.

Álvaro Pereira tem 42 anos e vive o seu dia a dia junto dos animais e do campo dos quais tanto gosta, sendo tratador de cavalos na Escola de Equitação da APPACDM de Setúbal.

Começou a fazer provas de equitação adaptada pela UDI – União Desportiva para a Inclusão (APPACDM de Setúbal) em 2012. É em representação desta Instituição que se tem destacado nas provas Special Olympics Portugal. Atleta competitivo e com muito gosto pela equitação tem evoluído e está neste momento a competir no nível A – o mais elevado. No seu palmarés tem inúmeros pódios, em diferentes provas de equitação adaptada (não só Special Olympic), sendo atualmente bicampeão nacional e bicampeão regional de Equitação SOP, o que lhe garantiu o apuramento para os Jogos Mundiais. Em Janeiro de 2019, foi nomeado pelo Município de Setúbal para melhor atleta, na categoria de desporto adaptado. Esta será a sua primeira competição internacional, mas o jovem sente-se preparado.

Quando perguntamos a Álvaro Pereira quais as suas expetativas e como se sente preparado para a sua participação nesta importante competição internacional, ele responde: “Vou tentar ganhar as provas, pelo menos conquistar o pódio… sinto-me preparado para tudo… fazer o melhor por Portugal… Vou representar o meu país, já não sou só eu”.

A APPACDM de Setúbal vê ainda o professor da sua Escola de Equitação, Ivo Patronilho, ser escolhido para Treinador/Selecionador da Equipa de Equitação Special Olympic Portugal. O Treinador Ivo Patronilho diz que “é um grande orgulho poder ajudar estes cavaleiros a chegar mais longe e levar a Equitação Special Olympic Portugal mais alto. Ver um aluno meu (Álvaro) apurado para os Jogos Mundiais é um orgulho redobrado. Tenho que agradecer à APPACDM de Setúbal, à UDI e aos meus alunos a compreensão, pois, por vezes, fazemos estágios de preparação fora, reprimindo as atividades da Escola de Equitação… contudo sabem e compreendem que é por um boa causa – Portugal” 

A modalidade Equitação nos World Games Special Olympic 2019 contará com a participação de 170 cavaleiros de todo o mundo, dos quais 4 são portugueses e um deles é Álvaro Pereira da UDI e serão comandados pelo treinador Ivo Patronilho.

Partilhe esta notícia