O Jardim dos Franceses e a Sociedade Democrática União Barreirense “Os Franceses” vão ser os palcos, no dia 22 de Maio, de uma iniciativa cultural, promovida pela CDU – Coliga- ção Democrática Unitária. “CDU é Cultura” realiza-se a partir das 15:00h e conta, durante a tarde, no Jardim dos Franceses, com animação de rua, pintura ao vivo, DJ’s no coreto e várias actividades dirigidas ao público infantil. Em simultâneo, também no Jardim dos Fran- ceses, decorre a Mostra Cultural com o objectivo de promover os artistas do concelho do Barreiro, nas áreas do artesanato e das artes visuais. A participação na Mostra Cultural é gratuita. Os participantes apenas têm de trazer os seus trabalhos, mesa e cadeira e passar uma agradável tarde no Jardim dos Franceses, enquanto dão a conhecer as suas criações. As inscrições para a participação na Mostra podem ser efectuadas através do email inicia- tivascdu@gmail.com ou do formulário online.

A partir das 19:00h, a SDUB “Os Franceses” recebe um concerto com vários músicos barrei- renses: FastEddie Nelson, Tiago Sousa, Valu, Strada, Mercúrio Gordo e Quarteto da Acade- mia de Jazz “Os Franceses”, entre outros que serão divulgados em breve. A iniciativa conta também com a presença do actor Júlio Mesquita, entre outros artistas que provam que a cultura é um bem necessário.

A entrada é livre, mas sujeita a lotação da sala.

A diversidade, o dinamismo, a inovação e a criatividade caracterizam a produção cultural do concelho do Barreiro. A CDU pretende incentivar e divulgar, nesta e noutras iniciativas promovidas regularmente, a cultura como um verdadeiro serviço público e um elemento essencial ao desenvolvimento integral do ser humano.

As medidas de contenção da pandemia de COVID-19 vieram trazer impactos económicos muito negativos também no sector da cultura com o encerramento das salas de espetá- culos e o cancelamento das diversas atividades culturais. Numa área profissional habitu- almente com contratos precários e sem proteção social, os artistas, promotores, técnicos e todos os outros intervenientes culturais necessitam de apoio efectivo para colmatar os danos e se restabelecerem rapidamente.

Na apresentação pública dos primeiros candidatos à Câmara e Assembleia Municipal do Barreiro, que decorreu a 23 de Abril, Carlos Humberto, candidato à presidência da CMB, re- alçou a importância da “cultura e da arte, do desporto e do associativismo, da diversidade cultural, como fatores importantes para o crescimento de cada um de nós e para o nosso equilíbrio emocional, para a nossa saúde e qualidade de vida.Cultura é criação, é liberdade, é transformação da vida”.

“CDU é Cultura” está integrada nas iniciativas realizadas no âmbito das Autárquicas 2021 e será realizada de acordo com as regras da Direcção Geral de Saúde em vigor à data da iniciativa.