CDU vota contra o Aumento das tarifas de abastecimento de água, tratamento de águas residuais e RSU na reunião da câmara municipal de sines

(Transcrição da declaração de voto apresentada)

Os relatórios relativos ao abastecimento de água, tratamento de águas residuais e recolha dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) apresentam um aumento brutal das tarifas daqueles serviços. Em termos muito concretos, segundo os novos tarifários aqueles serviços aumentarão mais de 100% em cinco anos, ou seja, em 2020, os sinienses pagarão mais que o dobro dos valores actuais.

Poderá a maioria PS no executivo justificar os aumentos com a lei das finanças locais e com as normas obrigatórias da ERSAR, porém, a revisão tarifária apresentada de forma isolada como agora o fizeram, sem estar enquadrada por uma estratégia política para estes dois sectores tão importantes na vida da dos munícipes, redundará apenas e só num agravamento gigantesco dos valores pagos pelos munícipes.

Sobre a construção da ETAR ou as novas captações de água de forma a reduzir o risco de contaminação, nada é dito além de uma mera referência num dos documentos. Aliás, ambas inscritas no Plano Plurianual de investimentos todavia sem qualquer avanço.

Sem a realização dos investimentos estruturantes para a rede municipal de abastecimento de água e tratamento de águas residuais, que montam em cerca de 2 M€, o caminho mais provável será que aos aumentos tarifários agora aprovados se somem outros aumentos porque os custos para a autarquia também subirão.

A CDU condena o agravamento dos preços dos serviços municipais, principalmente aqueles que são básicos e primordiais para a vida de todos os sinienses e reitera que continuando a maioria socialista no executivo municipal a demonstrar a inércia e incapacidade política na resolução das matérias em apreço, a consequência mais evidente serão novos aumentos.

Outra consequência decorrente da falta de iniciativa da maioria socialista no executivo poderá ser a privatização dos serviços ou a sua entrega a privados. Solução vigorosamente rejeitada pela CDU porquanto nos batemos pela manutenção na esfera pública e municipal daqueles serviços.

Por tudo o que foi referido, a CDU vota contra as novas tarifas propostas para os serviços de abastecimento de águas, tratamento de águas residuais e RSU.

A CDU

Partilhe esta notícia