Os mais recentes graduados pelo Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) receberam, no dia 4 de junho, as suas Cartas de Curso de licenciatura e de mestrado. Na cerimónia, que decorreu no campus de Setúbal do IPS, marcaram presença o Presidente do IPS, Prof. Doutor Pedro Dominguinhos, a Presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Dr.ª Maria das Dores Meira, vários membros da comunidade académica do IPS e representantes de entidades e organizações locais, para além de familiares e amigos dos graduados.

Na abertura da cerimónia o Presidente do IPS, Prof. Doutor Pedro Dominguinhos, felicitou os graduados pela conclusão dos seus estudos, referindo que “esta cerimónia celebra o concluir de um processo intenso e esforçado e com muito empenho, por isso queremos reconhecer o trabalho de todos vós, diplomados do IPS, que revelaram uma capacidade ímpar de concretizar o vosso objetivo, capazes de colocar o seu conhecimento e as suas competências ao serviço da sociedade”. O Presidente do IPS convidou também os graduados a integrarem a Rede Alumni IPS “através da qual receberão um cartão alumni que vos dará acesso a vários benefícios e atividades”, adiantando ainda que, no âmbito da rede, será atribuído “um prémio para distinguir o diplomado do IPS que, em cada ano, se distingue na sua carreira profissional”.

Para a Presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Dr.ª Maria das Dores Meira, esta cerimónia reveste-se de elevada pertinência, pois “significa que o nosso Instituto Politécnico de Setúbal com as suas cinco Escolas Superiores tem feito um trabalho magnífico, excelente e que está agora comprovado com o número de graduados que estão a sair destas Escolas e para o nosso município é extremamente importante a sua existência que traz até Setúbal tantos jovens que aqui acabam por fazer os seus cursos”.

Patrícia Ferreira, diplomada da licenciatura em Engenharia Química e uma das graduadas que terminou o curso com melhor média, recordou alguns dos bons momentos vividos, referindo que a experiência de estudar no IPS “foi muito agradável, com um bom acolhimento, tanto que gostei e vou continuar para mestrado”. Para a diplomada este dia simboliza “o culminar do curso, a entrada no mundo do trabalho e a passagem dos bons e maus momentos”.

O concretizar de um sonho foi o significado atribuído a este dia pela Carina Oliveira, diplomada do Mestrado do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico, que referiu que “sempre quis ser professora e finalmente consegui chegar ao patamar que quero”, acrescentando ainda que “foi muito gratificante estudar no IPS, […] são gratificantes as grandes amizades que fizemos com colegas, professores e com pessoas que nos vão acompanhar a vida toda e penso que isso é um ponto forte do IPS”.

A cerimónia encerrou com a atuação da T.A.S.C.A. – Tuna Académica de Setúbal Cidade Amada da Escola Superior de Ciências Empresariais do IPS.

Partilhe esta notícia