O Centro Hospitalar Barreiro Montijo associa-se mais uma vez às comemorações do Dia Mundial da Higiene das Mãos através da realização de uma exposição e de um encontro, organizados pelo Grupo de Coordenação Local do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos (GCL – PPCIRA). A temática deste ano “Está nas tuas mãos prevenir a sepsis nos cuidados de saúde”.

Assinalado a 5 de maio, o Dia Mundial da Higiene das Mãos foi instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Em 2009 foi implementada em Portugal a Campanha Nacional da Higiene das Mãos, que visa promover a prática da higiene das mãos de forma padronizada, abrangente e sustentada, contribuindo para a diminuição das infeções associadas aos cuidados de saúde e para o controlo das resistências dos microrganismos aos antimicrobianos, através do aumento da adesão dos profissionais de saúde à prática da higiene das mãos nos cinco momentos preconizados pela OMS.

A higiene das mãos passou, em 2014, a fazer parte da Campanha das Precauções Básicas de Controlo de Infeção, atualmente designada como Estratégia Multimodal das Precauções Básicas de Controlo de Infeção, sendo uma das suas dez componentes, a par de outras práticas de similar importância na prevenção da transmissão das infeções.

A exposição estará patente na entrada principal do Hospital de Nossa Senhora do Rosário até ao próximo dia 15 de maio.

Partilhe esta notícia