Elevada à categoria de cidade a 14 de agosto de 1985, a antiga Aldeia Gallega do Ribatejo comemora o 29.º aniversário com um conjunto de iniciativas, no próximo dia 14, nas quais os artistas montijenses, da banda desenhada à música, serão os reis da festa.

O programa comemorativo iniciar-se-á às 16h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, onde serão formalizadas as assinaturas dos contratos de execução entre o município do Montijo e as Uniões e Juntas de Freguesia do concelho.

Ao início da noite, às 21h, na Galeria Municipal, será inaugurada a exposição coletiva “Faz p’ARTE” que poderá ser visitada até ao dia 30 de setembro. A mostra que integra obras de Alexandre Henriques, António Fernandes, António João Rodrigues, Daniel Maia, David Campos, Duarte Crispim, Enrique Williams, José Fragateiro, Sara Loureiro, Sérgio Lemos e Susana Resende, surgiu com a necessidade de autarquia “contribuir para a divulgação do talento” dos artistas montijenses de diversas áreas artísticas, nomeadamente banda desenhada, ilustração, desenho, pintura e  escultura.

Às 22h, na Praça da República, a fadista do Montijo, Manuela Cavaco, acompanhada na guitarra portuguesa por Luís Ribeiro e na viola por Lelo Nagueira sobe ao palco.  Ao longo do evento atuarão ainda o grupo We Can Dance, da Sociedade Filarmónica 1.º de Dezembro, o Grupo Coral do Montijo e o grupo AB Quinteto.