A comemoração dos 50 anos do filme “2001: Odisseia no Espaço” motiva uma sessão especial gratuita no Fórum Municipal Luísa Todi, em Setúbal, no dia 31, à noite.

A obra-prima de Stanley Kubrick, considerada uma das mais brilhantes odisseias cinematográficas da história do cinema, é exibida em Setúbal numa sessão comemorativa, com início às 21h00, apresentada pelo cineasta e crítico Lauro António.

 

A obra de 1968 que cria uma ponte entre o passado, o presente e o futuro da humanidade foi um marco pelo realismo científico e pelos efeitos especiais, numa história de aventura e descoberta sobre o avanço da inteligência artificial e a corrida pelo conhecimento.

 

Enquanto há milhares de milhões de anos um misterioso monólito ajuda os antepassados dos humanos a aprender como usar ferramentas, um outro monólito é descoberto na idade moderna em solo lunar.

 

A humanidade desencadeia, então, uma busca no espaço para descobrir a origem daquele objeto, dependendo, para isso, da ajuda de um computador.

 

O filme antecedeu a primeira viagem do homem à lua, com Neil Armstrong, e veio criar padrões para todos os filmes científicos que se desenvolveram posteriormente, ultrapassando barreiras com uma imaginação e genialidade únicas.

 

A sessão a apresentar em Setúbal realiza-se no âmbito dos ciclos de masterclasses sobre a história do cinema que Lauro António promove, há cinco anos, no Fórum Luísa Todi, em parceria com a Câmara Municipal.

Partilhe esta notícia