Hugo Correia, Nélson Malheiros e Gil Gonçalves estiveram em grande plano nos Campeonatos Nacionais de Juvenis e Absolutos, que se disputaram no Complexo Olímpico do Jamor entre os dias 23 e 27 de Julho. O trio do CNLA esteve endiabrado e fez “estragos” em várias frentes, com 13 recordes regionais (quatro deles absolutos!), duas finais e várias classificações de destaque.

 

Entre a brilhante prestação dos três atletas, pontificam os dois primeiros lugares de Hugo Correia nos 100 e 200 Mariposa em Juvenis-B. A junção entre juvenis de 1º e 2º ano em termos classificativos não permite declará-lo oficialmente como Bicampeão Nacional, mas nada apaga a grande exibição do jovem atleta do CNLA no Jamor. Nos 100 Mariposa, Hugo Correia estabeleceu um novo Recorde Regional Juvenil-B e Absoluto nas eliminatórias (1:00.49), sendo depois 10º classificado na final para Juvenis (uma novidade nestes Campeonatos Nacionais), com 1:00.67, ele que foi o único Juvenil-B a conseguir apurar-se para a final. De referir que tanto na eliminatória como depois na final, a meio da prova, Hugo Correia estabeleceu dois novos recordes regionais de Juvenis-B nos 50 Mariposa (28.55 e 28.26). Nos 200 Mariposa, o nadador do CNLA estabeleceu um novo recorde do seu escalão nas eliminatórias (2:16.14) e depois novamente na final (2:15.92), em que foi 8º classificado e foi o melhor dos dois Juvenis-B que conseguiram o acesso à final, em que participam os 10 melhores atletas das eliminatórias.

 

Nélson Malheiros também se exibiu a grande nível nestes Campeonatos Nacionais, tanto em termos classificativos como nas marcas alcançadas. O Juvenil-B do CNLA alcançou a sua melhor classificação nos 200 Costas (4º lugar no seu escalão), com um novo melhor registo pessoal (2:20.98), mas a prova onde mais brilhou foi nos 1500 Livres, onde estabeleceu um novo Recorde Regional de Juvenis-B e Absoluto (17:24.85) e foi 5º classificado no seu escalão. Nessa mesma prova, Nélson Malheiros conseguiu ainda outro duplo recorde, pois na passagem aos 800 metros estabeleceu uma nova melhor marca regional de Juvenis-B e Absolutos (9:10.07) na distância. Nos 400 Livres, Nélson Malheiros conseguiu mais um Recorde Regional do seu escalão (4:26.56) e obteve o 7º lugar. O atleta foi ainda 26º classificado nos 200 Estilos (2:27,65), melhorando o seu tempo em mais de quatro segundos.

 

O atleta mais velho do CNLA em prova, Gil Gonçalves (Júnior de 1º ano), também não deixou os seus créditos por mãos alheias e terminou com chave de ouro aquela que é talvez a sua época mais consistente de sempre no clube. O nadador competiu “apenas” na sua prova de eleição, os 200 Mariposa, e bateu os seus próprios Recordes Regionais de Juniores e Absoluto, com a marca de 2:14,35, obtendo um excelente 2º lugar no seu competitivo escalão, que correspondeu ao 17º lugar absoluto, que é também uma classificação a ter em linha de conta, pois Gil Gonçalves teve de enfrentar não só os Juniores de 2º ano, como também todos os Seniores. Uma época para recordar para um atleta cujo crescimento o afirma, cada vez mais, como uma referência dentro do clube para os nadadores mais novos.

 

Fonte: CLNA

Partilhe esta notícia