O município de Alcácer do Sal está a promover durante este mês, ações de sensibilização no âmbito da alimentação saudável nas escolas do 1.º ciclo do concelho.

A Iniciativa, feita em parceria com os Agrupamentos de Escolas e o Centro de Saúde de Alcácer do Sal, envolve os alunos do 1.º, 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico do concelho no âmbito da alimentação saudável.

De acordo com a nutricionista Vanessa Romão, que se encontra em período de estágio curricular de Dietética e Nutrição, na Câmara Municipal de Alcácer do Sal “o crescimento é um importante indicador do bem-estar de uma criança ou adolescente. Os fatores neles implicados são múltiplos e vão desde a influência genética, fatores ambientais (nomeadamente a alimentação), fatores de ordem psicológica e um grande leque de doenças”.

O problema de excesso de peso e obesidade atravessa todos os grupos etários e atinge números alarmantes. Muitas crianças e adolescentes obesos vão permanecer adultos obesos, acrescentou Vanessa Romão que classifica esta iniciativa de grande importância já que “a escola  é o ambiente privilegiado da educação para a saúde e representa o principal contexto social onde hábitos e estilos de vida são adquiridos”.

Partilhe esta notícia