Os parques infantis da responsabilidade da Câmara Municipal no concelho de Setúbal foram recuperados e melhorados numa empreitada que tornou os equipamentos mais apelativos e seguros para usufruto da população.

A Câmara Municipal interveio, no total, em 25 espaços de jogos e de recreio, dos quais praticamente todos são parques infantis.

Os trabalhos, terminados no final da semana passada após a conclusão das reparações dos parques da Algodeia e do Bonfim, representam um investimento global da ordem dos 600 mil euros e foram executados por duas empresas especializadas.

As intervenções incidiram na reparação ou, inclusivamente, na substituição integral dos equipamentos existentes e que, na maioria dos casos, se encontravam num estado de degradação acentuado, sem reunir as condições de segurança adequadas ou em conformidade com a legislação em vigor.

Além dos trabalhos de melhoria e requalificação dos equipamentos de recreio, as empresas procederam igualmente à substituição ou instalação do piso amortecedor sempre que as condições assim o exigiam.

As reparações incluíram, também, os cinco parques infantis construídos em 2013 em diferentes locais da cidade de Setúbal.

De forma a evitar que os espaços de jogos e de recreio voltem a ficar degradados, a Câmara Municipal celebrou com as empresas responsáveis pela instalação dos equipamentos, a Soinca e a Play Planet, contratos de manutenção para a realização de inspeções às condições dos equipamentos.

Ambas as empresas procedem a avaliações trimestrais e semestrais para análise do estado de conservação dos espaços com vista à manutenção e eventual reparação, caso seja necessário.

Entre outros serviços, os contratos de manutenção, um investimento anual próximo dos 20 mil euros, incluem a limpeza dos pavimentos e dos equipamentos, a reparação e substituição das peças de desgaste e a elaboração de relatórios de inspeção.

Partilhe esta notícia