A Câmara Municipal do Barreiro assinou hoje, dia 21 de dezembro, a Escritura de Compra e Venda de Quatro Prédios e Caldeira do Moinho Grande, sitos na Praia da Recosta, União das Freguesias de Barreiro e Lavradio.

 

Recorde-se que a decisão de compra foi aprovada na Reunião Ordinária Pública de Câmara de 29 de julho. Trata-se de uma aquisição, no valor de 216 mil euros, com o objetivo último de recuperar toda aquela zona.

Refere a deliberação aprovada que «Alburrica caracteriza-se por ser um território ribeirinho onde prevalece a estrutura natural, influenciada pelos estuários dos rios Tejo e Coina, a sua proximidade com a malha urbana torna toda esta área num importante elemento paisagístico, histórico, identitário e emocional que se impõe na memória local e reclama uma apropriação salutar por parte dos cidadãos, para um maior contacto com elementos naturais, emblemáticos da história desta cidade.

Foram os valores naturais deste território que propiciaram a instalação de equipamentos de moagem e o surgimento de uma indústria de moagem nesta zona através da utilização das energias renováveis como a força da água e do vento, actividades que construíram a identidade do Barreiro, o património moageiro singular de Alburrica com vários moinhos de maré contíguos a moinhos de vento localizados na praia.

O interesse na aquisição da presente parcela de terreno, resulta de uma estratégia definida pelo Executivo Municipal, por meio da qual, e sobretudo nos últimos anos, um dos eixos principais de actuação passa por priorizar as intervenções de regeneração urbana nas áreas/frentes ribeirinhas e a s consequente maior fruição pela população e visitantes.

Deste facto, são exemplos as operações, incluída no programa REPARA que recentemente foram concluídas na Av. Bento Gonçalves, na zona envolvente à Igreja de Nossa Senhora do Rosário, na Rua Miguel Pais, e na área de “Alburrica” – local onde ganha especial destaque a construção de diversos passadiços que permitiram que definitivamente os cidadãos do Barreiro passassem a usufruir daquele local. Existem ainda outras actuações que foram, e estão a ser implementadas, em estreita colaboração com entidades exteriores ao município, destacando-se as intervenções na muralha da Av. Bento Gonçalves e, mais recentemente, o prolongamento do Passeio Augusto Cabrita. Por último, entre um conjunto de estudos e projectos que os serviços continuam a desenvolver e a acompanhar para estas áreas, há que destacar o concurso EUROPAN 13 que se encontra a decorrer para a área da antiga Estação do Sul e Sueste e áreas complementares envolventes».

 

As infraestruturas adquiridas são as seguintes:
a) Casa de rés-do-chão (escritório) com a área coberta de 80,40 m2 e descoberta de 71,75 m2;
b) Casa de rés-do-chão (armazém) com a área coberta de 189,00 m2;
c) Casa de rés-do-chão (armazém) com a área coberta de 221,00 m2;
d) Casa de rés-do-chão (armazém) com a área coberta de 569,50 m2;
e) Terreno constituindo a caldeira do Moinho Grande, com a área descoberta de 60 000,00m2

Partilhe esta notícia