“Coastwatch: 25 anos a olhar pelo Litoral” foi o tema escolhido para a 25ª campanha deste projeto de educação ambiental que, anualmente, junta milhares de voluntários por toda a Europa. No Concelho do Barreiro, o projeto é coordenado pelo Município, através do Centro de Educação Ambiental (CEA).

Alertar para os principais problemas do litoral, através da sua observação direta tem sido um dos principais objetivos deste projeto promovido pelo GEOTA. A Câmara Municipal do Barreiro integra o projeto desde 2004 e volta, este ano, a assumir a sua coordenação regional.

Como habitualmente, estão previstas ‘saídas de campo’  que para além da observação, implicam o preenchimento de um questionário que se revela essencial. É através dele que os participantes registam ‘in loco’ o estado em que se encontra a frente ribeirinha do Concelho e só assim é possível alertar para os principais problemas da nossa orla costeira, nomeadamente os que resultam da ação humana ao longo dos anos.

Para além da monitorização e recolha da informação, o Coastwatch tem pretendido, de edição, para edição, alargar a sua influência a outras áreas diretamente relacionadas com a consciencialização e a educação ambiental. E este tem sido, também, o papel desempenhado pelos técnicos do Município que acompanham as ‘saídas’ e fomentam a participação ativa da comunidade.

Para fazer parte deste projeto, que decorre até ao próximo dia 21 de março, inscreva-se ou solicite informações adicionais através do número 212 068 648 ou pelo endereço eletrónico ceambiental@cm-barreiro.pt<mailto:ceambiental@cm-barreiro.pt>

Partilhe esta notícia