O Barreiro comemorou, no dia 28 de junho, o 32º aniversário de elevação a Cidade. As comemorações incluíram o Hastear Solene das Bandeiras, nos Paços do Concelho, as Cerimónias Barreiro Reconhecido, de entrega de Medalhas de Bons Serviços e Dedicação aos Bombeiros que completam 40 anos de serviço e de entrega das Medalhas de Antiguidade aos trabalhadores da Câmara Municipal do Barreiro, dos Transportes Colectivos do Barreiro e das Freguesias do Concelho que completam 15, 25, 35 e 45 anos de serviço.

 

Os homenageados com o Galardão Barreiro Reconhecido 2016, a 28 de junho, no Auditório Municipal Augusto Cabrita, foram (com links para as biografias):

– CULTURA, DESPORTO, EDUCAÇÃO E CIÊNCIA – Jorge Fernando

– ASSOCIATIVISMO, INTERVENÇÃO SOCIAL E MULTICULTURALIDADE – José João Engrossa

– LUTA PELA LIBERDADE, DEMOCRACIA E CIDADANIA – Raul Malacão

– TRABALHO E DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO – Trabalhadores do Centro Hospitalar Barreiro Montijo, E.P.E.

 

Na mesma cerimónia decorreu a entrega de Medalhas de Bons Serviços e Dedicação aos Bombeiros que completaram 40 anos nas corporações do Barreiro:

– António José Nunes Dionísio – Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Sul e Sueste

– Feliciano José Casbarra – Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Sul e Sueste

– José Manuel André Gomes – Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Sul e Sueste

– Manuel Domingos Gomes Figueiredo – Bombeiros Voluntários do Barreiro – Corpo de Salvação Pública

 

Na Cerimónia, o Presidente da Câmara Municipal afirmou que “o Barreiro, que ao longo de séculos soube assumir um papel de topo nas tecnologias, na revolução técnico-científica, encontra-se hoje numa importante fase de opções com vista ao seu presente e futuro”.

Considera que “o Barreiro tem futuro, mas tem de construí-lo com as suas próprias forças, atraindo para o nosso lado outros que connosco queiram aproveitar o nosso território para tentar fomentar o crescimento económico, o crescimento sustentável da região e do país”.

“O Barreiro tem futuro! Pelo posicionamento estratégico, pelo amor que os barreirenses têm à sua terra, pelas características específicas da sua população, pela experiência de trabalho, de fazer em conjunto, de associativismo, de participação, de cultura, pela sua importante frente ribeirinha, pelos significativos territórios com área disponível para a atividade económica”, referiu Carlos Humberto de Carvalho.

O Autarca abordou projetos e ideias com vista ao desenvolvimento do Concelho tais como o Terminal Multimodal do Porto de Lisboa, novas acessibilidades (como a Terceira Travessia do Tejo e a ligação Barreiro-Seixal), o aproveitamento integral das frentes ribeirinhas do Tejo e do Coina, o investimento nos serviços de águas e saneamento, a renovação dos equipamentos escolares, entre outros.

Afirmou ainda que “para nós, não há desenvolvimento sem participação, sem que as pessoas sejam chamadas, sem que lhes sejam dadas oportunidades de participar, de construir. Por isso, reafirmo, que o Barreiro é de todos e conta com todos os que queiram intervir a favor da nossa terra e das nossas gentes”.

 

Consulte a intervenção do Presidente em http://www.cm-barreiro.pt/uploads/writer_file/document/9080/interven__o_Presidente_dia_da_cidade.pdf

 

Medalhas de Antiguidade

A entrega de Condecorações aos trabalhadores da Autarquia, SMTCB e Juntas de Freguesia com 15, 25, 35 e 45 anos de serviço teve lugar no dia 27 de junho, no Auditório Municipal Augusto Cabrita.

Consulte a lista dos trabalhadores homenageados em http://www.cm-barreiro.pt/uploads/writer_file/document/9082/lista_medalhas_antiguidade.pdf

“Os trabalhadores são parte integrante da construção do Barreiro”, salientou Carlos Humberto de Carvalho na Cerimónia, considerando que “todos” constituem uma equipa que ruma para o desenvolvimento do Concelho.

 

Hastear das Bandeiras

O Hastear Solene das Bandeiras, na manhã de dia 28, contou com a participação das fanfarras dos Bombeiros Voluntários do Barreiro – Corpo de Salvação Pública e dos Bombeiros Voluntários do Sul e Sueste e do coro UTIB dirigido pela maestrina Olga Panchenko.

Carlos Humberto de Carvalho realçou, na sua intervenção, a necessidade de entendimento naquilo “que é mais importante para o Concelho” e apelou à formação “de uma grande equipa a favor do Barreiro e dos Barreirenses”, considerando que “o essencial não nos divide”.

 

Bebé da Cidade

Rafael Freire Bargão foi o primeiro bebé do Concelho do Barreiro a nascer após o Dia da Cidade 2016. Às 16h46 de dia 28 de junho, nasceu este bebé com 3645 kg.

A mãe, residente na Freguesia do Barreiro, e o Rafael foram, hoje, visitados pelo Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Carlos Humberto de Carvalho, e pela Vereadora Regina Janeiro, no Hospital Nossa Senhora do Rosário.

Ao novo cidadão barreirense foi oferecido um simbólico Diploma de Bebé da Cidade, acompanhado de uma oferta em nome do Município.

Partilhe esta notícia