O stress é caracterizado por uma situação de ameaça e é sempre visto como algo prejudicial, no entanto, foi e é essencial para a nossa sobrevivência. Trata-se de uma resposta natural do nosso organismo perante situações de desafio, sendo uma reação perfeitamente normal. O problema surge quando este stress se torna contínuo e crónico.

 

O stress crónico origina uma excessiva produção de cortisol, uma hormona que pode originar outras alterações hormonais, contribuindo para o aumento da gordura visceral, Diabetes e aumento do colesterol. Outro ponto importante é que o cortisol pode estimular o consumo de hidratos de carbono e gorduras, além de diminuir o gasto calórico, ou seja, pode levar ao aumento de peso e Obesidade.

 

Se os fatores stressantes forem contínuos, para além de causarem um desiquílibrio hormonal, alteram as reservas de certas vitaminas e minerais, podendo originar diversas carências nutricionais.

 

Para minimizar o stress, é necessário uma alteração de hábitos, dos quais se destaca a prática de atividade física e o papel crucial da nutrição:

 

– Evite dietas extremamente restritas e hipocalóricas (podem também aumentar o cortisol);

– Mastigue calmamente (aumenta a absorção de nutrientes);

– Evite açúcares de absorção rápida (bolos, bolachas, refrigerantes, etc.);

– Aumente alimentos ricos em Magnésio (cacau, frutos oleaginosos) e triptofano (ovos, frango) que auxiliam na produção de serotonina (substância associada ao bem-estar que pode estar diminuída em casos de stress e depressão);

– Aumente alimentos fonte de ómega-3 (peixe e óleo de peixe, nozes) pois tem ação anti-inflamatória e são de extrema importância para a saúde cerebral;

– Não esquecer as vitaminas do complexo B cuja carência também é comum em casos de stress e depressão).

 

Se lhe parece impossível eliminar o stress, aprenda a geri-lo, de uma forma eficaz e duradoura, seja através do exercício, da alimentação e até da inestimável ajuda da psicoterapia.

A sua saúde agradece!

 

 

Inês Lourenço

Nutricionista

Partilhe esta notícia