Integradas no programa comemorativo do 45.º aniversário do 25 de Abril, o cantor e compositor Samuel encontra-se a realizar um conjunto de atuações nas seis freguesias do concelho do Seixal dedicadas à canção de protesto e liberdade. O conjunto de espetáculos releva a importância e o significado destas canções, esquecendo as clivagens partidárias entre aqueles que as fizeram suas, da década de 1960 até aos nossos dias. 

Para interpretar um conjunto de composições de autores que fazem da canção uma forma privilegiada de passar mensagens de intervenção cultural, social e política, o cantor faz-se acompanhar de quatro músicos, três vozes de coros e uma cantora convidada que interpretará algumas destas canções a solo e o acompanhará em duetos.

Um conjunto relevante de canções que guiaram as gerações de um país oprimido à liberdade de Abril de 1974, mas também um outro conjunto de canções compostas ao longo de mais de 40 anos e que nelas se inspiraram, continuando a tradição de intervir na sociedade através da palavra e da música. Um concerto para avivar a memória, documentar as gerações mais novas e para acompanhar cantando a uma só voz.

Samuel Quedas em declarações exclusivas ao DistritOnline, quando questionado sobre como vê Portugal 45 anos após o 25 de Abril, disse: “Melhor do que estava antes… mas pior do que já poderia e deveria estar.” 

Músicos:
Samuel (voz e guitarra)

Nuno Tavares (piano)

Jorge Anacleto (guitarra acústica)

Ivo Nogueira (baixo eléctrico)

Carlos Mil Homens (percussão)
Vozes: Joana Almeida, Ana Rita Inácio e Paulo Quedas.

 Cantora convidada: Adelaide Ferreira

Próximos concertos:

6 de abril, sábado, 21.30 horas
1.ª parte: Grupo Coral Operário Alentejano do Centro Cultural e Desportivo das Paivas
Local: Clube Recreativo da Cruz de Pau

12 de abril, sexta-feira, 21.30 horas
1.ª parte: Escola de Música do Centro de Solidariedade Social de Pinhal de Frades
Local: Centro de Solidariedade Social de Pinhal de Frades

4 de maio, sábado, 21.30 horas
1.ª parte: Grupo Coral Os Gralhas
Local: Ginásio Clube de Corroios

CLÁUDIO ANAIA

www.relances.blogspot.pt

Partilhe esta notícia