A Biblioteca Municipal Manuel da Fonseca, em Santiago do Cacém, recebeu, no dia 23 de abril, a final da 3.ª edição do Concurso Concelhio de Leitura, intitulado “Ler com Prazer”. O concurso, alusivo ao ano letivo 2014-2015, visou a promoção da leitura no público infantil e o desenvolvimento da expressividade/leitura expressiva em voz alta. A iniciativa foi promovida pelos Agrupamentos de Escolas do Município, em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares, o Plano Nacional de Leitura – “Ler+” e a Câmara Municipal de Santiago do Cacém.

A iniciativa juntou 25 finalistas, entre o 3.º e o 9.º ano de  escolaridade, em representação dos Agrupamentos de Escolas de Santiago do Cacém, Santo André, Cercal do Alentejo e Alvalade. Vencedores – 3º ano: Joana Serápio Lourenço (Agrupamento de Escolas de Santo André); 4º ano: Luana Pereira Barata (Agrupamento de Escolas de Santo André); 5º ano: Inês da Fonseca Silva (Agrupamento de Escolas de Santo André); 6º ano: Mafalda Silva (Agrupamento de Escolas de Santiago do Cacém); 7º ano: Filipa Valente (Agrupamento de Escolas de Santiago do Cacém); 8º ano: Pedro Guerreiro (Agrupamento de Escolas de Santiago do Cacém); 9º ano: Inês Tojinha (Agrupamento de Escolas de Santiago do Cacém).

A Vice-Presidente da CMSC, Margarida Santos, integrou o júri do concurso e sublinhou a existência de “professores que se preocupam com os seus alunos, que querem que eles leiam e que a leitura os ajude a crescer”, enaltecendo a “coragem e trabalho desenvolvido por todos os alunos”. Margarida Santos esteve acompanhada no júri por Elsa Conde, coordenadora interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares, e de Catarina Caetano, Licenciada em Teatro e Mestre em Arte do Ator, sendo que esta última dinamizou um momento lúdico para miúdos e graúdos – um jogo dramático intitulado “Os Músicos de Bremen”. Além dos alunos, a ocasião contou com a presença de muitos pais, que não quiseram perder as leituras dos seus filhos e que ajudaram a compor uma plateia entusiasta, onde também esteve o Vereador da Educação da CMSC, Norberto Barradas.