O Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros de Setúbal alerta para a previsão de condições meteorológicas adversas a partir de hoje, com agitação marítima e vento forte.

 

O quadro meteorológico esperado para a região de Setúbal inclui, entre hoje e sexta-feira, a ocorrência de agitação marítima e vento forte que, na quinta-feira, pode atingir rajadas superiores a 55 quilómetros por hora.

 

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera emitiu um aviso “laranja”, situação meteorológica de risco moderado a elevado, o segundo mais grave, ao avançar que está previsto um agravamento das condições, com fenómenos locais de ventos fortes e agitação marítima vinda de noroeste, com ondulação que, na sexta-feira, pode atingir oito metros.

 

Perante o quadro de ventos fortes, é apontada a necessidade de garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, como andaimes, placards e outras estruturas suspensas, e aconselha a ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, devido à possibilidade de queda de ramos ou árvores.

 

Relativamente ao cenário de agitação marítima, é aconselhável, segundo a Proteção Civil e a Autoridade Marítima Local de Setúbal, evitar passeios junto da costa, reforçar a amarração em marinas e portos de recreio e vigiar as embarcações, enquanto toda a comunidade marítima e os utilizadores que operam junto da linha de costa, nomeadamente apoios de praia como bares e restaurantes, devem e adotar medidas de prevenção.

 

Partilhe esta notícia