No próximo dia 25 de setembro, pelas 16h00, realiza-se na Escola Superior de Tecnologia do Barreiro do Instituto Politécnico de Setúbal (ESTBarreiro/IPS), o Workshop “Caracterização e melhoria do comportamento de estruturas de terra”.

Este workshop, que conta com a presença de especialistas da Universidade de Aveiro, do Instituto Superior Técnico e da Universidade do Minho, procura analisar o comportamento de construções em terra e com materiais como o adobe e taipa, a par do desenvolvimento de soluções de reforço e melhoria do seu desempenho, considerando construções novas e existentes.

Dirigida a arquitetos, construtores e outros profissionais e interessados na temática, esta iniciativa foca também as vantagens de utilização da terra na construção, ao consistir num material de baixo custo, reciclável, disponível localmente e que apresenta excelentes propriedades térmicas e acústicas, estando, ainda, associado a métodos construtivos que requerem pequenos consumos de energia.

O evento assinala, igualmente, o encerramento de um projeto de investigação realizado no âmbito do projeto “PTDC/ECM/103561/2008”, em que participaram instituições de Ensino Superior como a Universidade de Aveiro, o Instituto Superior Técnico e a Universidade do Minho.

A participação é gratuita, sendo necessário realizar a inscrição até 18 de setembro para o email Workshop.Terra@estbarreiro.ips.pt

Mais informações em www.estbarreiro.ips.pt

Partilhe esta notícia