Numa altura em que o (des)governo nacional está em crise, o Presidente da República decidiu “tirar umas férias” e ir apreciar bananas à Madeira. Aníbal Cavaco Silva considerou que a decisão sobre quem irá governar o país, nos próximos 4 anos, podia esperar. Como tal, fez as malas e partiu para a ilha que viu nascer o melhor jogador de futebol do mundo: Cristiano Ronaldo.

Após o espanto que esta atitude nos causou, o Estapafúrdios do Quotidiano percebeu que o motivo desta viagem não era nada mais, nada menos, que uma demanda por respostas sábias junto daquelas que considera serem as suas melhores amigas: as cagarras, das Ilhas Selvagens.

 

Uma vez que não conseguimos chegar à fala com Aníbal Cavaco Silva, decidimos entrevistar três dos candidatos a presidência da república em 2016. Ora vejamos quem são eles e o que têm a dizer sobre este assunto…

 

 

Maria de Belém Roseira:

A antiga ministra da saúde, Maria de Belém, concorda com a decisão de Cavaco Silva. Para ela a saúde está sempre em primeiro lugar e como tal o Presidente da República fez bem em tirar umas férias.

 

«Meus queridos, o Aníbal já não vai para novo. Ele não se pode enervar. Vocês já viram o stress todo que ele tem sofrido nos últimos anos? Não é fácil. Ora é a Troika, ora é o BPN, o BPP, o BES, o Sócrates preso, o Salgado Preso, o Sócrates solto, o Salgado solto… Já para não falar da sua Maria que todos os dias o obriga a pesquisar na internet por novos presépios para a sua já vasta colecção, e que explica o porquê de o nosso Presidente, volta e meia, estar sempre com o computador cheio de vírus. Assim com assim, ele sempre podia aproveitar para ver um pouco de cinema para adultos na internet, e pôr a culpa dos vírus na pesquisa dos presépios. Porque, se ele não arranja algo para se distrair qualquer dia tem um AVC. E olhe que eu sei do que falo, que enquanto fui ministra da saúde causei uma boa meia dúzia deles… Era vê-los cair para o lado que nem tordos! »

 

(D. Maria de Belém, se tem a noção desses AVC’s todos que causou acha mesmo que é boa ideia candidatar-se à presidência? Pois… Quer-nos cá parecer que não! Bom… Por outro lado esta presidente é capaz de ser bem mais animada que o Cavaco…)

 

Marisa Matias:

Após falarmos com a D. Maria de Belém, decidimos ir falar com Marisa Matias, a Deputada do Parlamento Europeu e candidata à Presidência da República. A Sra. D. Deputada tinha uma opinião muito válida sobre toda esta situação. No entanto o nosso interesse não era acerca do que ela achava da viagem do presidente da república, mas sim sobre o que ela quer dizer com o seu cartaz “Uma por todos”…

 

«Eu tenho a dizer que a fuga do Sr. Presidente da República do país – enquanto o mesmo atravessa tempos tão difíceis – é de uma imensa falta de respeito para com os cidadãos! Digo mais! Se ele fosse homem suficiente nunca teria indigitado Passos Coelho sabendo que a coligação BE/PCP/PS iria derrubar o governo na Assembleia. Aliás, este tipo de atitude só vem provar aquilo que nós, no Bloco de Esquerda, defendemos há muito tempo: a legalização das drogas leves. Porque é óbvio que o nosso Presidente anda sob o efeito de drogas, para se conseguir manter em pleno das suas funções… Até vou mais além… Como? Desculpem? Ai, apenas querem saber o que significa o slogan “Uma por todos”? Ora então… Aaa… Quer dizer que eu sou só uma, mas irei lutar por todos os portugueses. Ao contrário do Cavaco, que foge das suas responsabilidades. Ei… Ei… Esperem. Onde é que vocês vão?»

 

(Acabámos por ir embora deixando-a a falar sozinha. Ao fim ao cabo nós tínhamos era esperança que o significado fosse um pouco mais maroto. Marisa, se queres um conselho nosso, muda de estratégia. Assim não vais lá. Para dar secas ao povo já basta a Maria de Belém… Embora essa ideia da legalização das drogas leves não seja, de todo, uma má ideia… Hum.)

 

 
Marcelo Rebelo de Sousa:

 

Quando estávamos a caminho de casa fomos interpelados por Marcelo Rebelo de Sousa. O antigo presidente do PSP/jornalista/professor/comentador televisivo/instrutor de fitness (nos tempos livres) assim que soube que estávamos a entrevistar possíveis candidatos à Presidência da República não descansou enquanto não falou connosco.

 

«Ora, portanto, se o Presidente acha que deve ir admirar bananas, para a Madeira, então é porque é o melhor para o país. Bom! Ele sabe o que faz. O Sr. Presidente é uma pessoa muito sábia, sabiam? Ele previu a vinda da troika. Ele previu a prisão de José Sócrates, a falência do BES, a venda da TAP, da EDP, etc… Bom! Por isso, se ele acha que a melhor solução, neste momento, é o afastamento da situação, então é porque essa é mesmo a melhor solução. E digo mais: o Sr. Presidente irá, com toda a certeza, acabar por dar posse a Pedro Passos Coelho. Bom! Pelo menos era o que eu faria. E certamente é o que ele fará também. Sabem porquê? Porque ele é uma pessoa muito previdente. E tal como o ditado popular diz: “Presidente previdente, deixa sempre o povo contente!”»

 

(Oi?! Mas que raio de ditado popular é esse?! Deve ser um só do PSD… Mas pronto, se o professor Marcelo acha que é o melhor para o país, então é porque deve ser. Ah! Já nos esquecíamos… Sr. Presidente, agora que vai sair do governo o que acha de se dedicar à Astrologia? Com tanta previsão  acertada é bem capaz de vir a ser o próximo Professor Karamba! Não? Então por nós… tudo bem!)

 

 

Visite-nos em:

http://estapafurdiosdoquotidiano.blogs.sapo.pt/

E faça like na nossa página do Facebook:

https://www.facebook.com/EstapafurdiosDoQuotidiano

Partilhe esta notícia