A primeira edição do curso de especialização em Gestão Autárquica e Desenvolvimento Local, organizado pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Politicas vai ocorrer no Barreiro, a partir de dia 17 de Maio, na Escola Secundária de Santo André.

 

Este curso nasce do desafio lançado por Frederico Rosa ao ISCSP em desenvolver uma formação que desse resposta aos novos desafios da governação local e que fosse em si um instrumento de reflexão estratégica para pensar numa cidade competitiva alicerçada em conhecimento e na valorização do seu Capital Humano. Frederico Rosa, a este nível referiu:

 

Pensar em Gestão Autárquica e Desenvolvimento Local não pode estar dissociado da busca de um conhecimento cada vez mais aprofundado dos instrumentos de gestão territorial hoje disponíveis, para pensarmos e implementarmos politicas públicas que levem a nossa cidade a ser cada vez mais competitiva, sustentável e dinâmica. E este desígnio tem que ter uma forte sustentação na formação do nosso Capital Humano, nas pessoas que todos os dias operacionalizam a Cidade. São elas que fazem a diferença.”

 

Com aulas ás terças e quintas-feiras na Escola Secundária de Santo André, das 20h00 ás 22h30, a começar no dia 17 de Maio e com duração de 5 semanas, esta formação especializada conta com a coordenação científica do Professor Doutor Joaquim Croca Caeiro e irá abordar as seguintes temáticas:

 

–       Desenvolvimento e Competitividade Local, com o Prof. António Edmundo Ribeiro;

–       Mobilidade e Sustentabilidade, com o Professor Doutor Pedro Goulart;

–       Politicas de Cidades e Territórios, com o Professor Doutor Paulo Seixas;

–       Novos Desafios da Governação Autárquica, com o Professor Doutor Joaquim Croca Caeiro;

–       Finanças Locais e Contratação Pública, com o Dr. Miguel Santos Pereira.

 

Frederico Rosa, que vai abrir o curso com uma intervenção inicial intitulada “Um novo modelo para a Cidade do Barreiro”, frisou a respeito desta Especialização em Gestão Autárquica e Desenvolvimento Local que:

 

No século que hoje vivemos, a transformação cívica e política tem que estar alicerçada em conhecimento e numa visão clara do que queremos implementar e de como o podemos fazer. O Mundo hoje transforma-se a uma velocidade alucinante, sendo por isso primordial ser ágil na execução, flexível no pensamento e obstinado em construir um barreiro competitivo e de século XXI. Aprender com os melhores é o primeiro passo para operacionalizar uma cidade competitiva de forma sustentável. Quem não está disponível para aprender, certamente que terá poucas coisas para ensinar.”

 

As inscrições para este curso de Especialização encontram-se abertas até dia 6 de Maio e terá um máximo de 20 alunos.

 

Toda a informação pode ser encontrada no seguinte link:

http://www.iscsp.ulisboa.pt/images/stories/iFOR/iscsp-ifor_regulamento_cfegadl.pdf

Partilhe esta notícia