Corrupção em Portugal

Num artigo assinado pelo João Ribeiro os custos da corrupção para Portugal são estimados em mais de 18 mil milhões de euros por ano, cerca de 8% do produto interno bruto (relatório do grupo no Parlamento Europeu dos Verdes/Aliança Livre Europeia). Esse valor representa mais do que gastamos dos nossos impostos com o Serviço Nacional de Saúde e bem mais do dobro do que gastamos com Educação.

O artigo pode ser lido em: https://www.publico.pt/2019/11/06/politica/opiniao/combater-corrupcao-22-sera-1892559

Garcia de Orta continua com problemas graves

A presidente da câmara de Almada afirmou ontem que não saiu “descansada” da reunião com a ministra da saúde, porque “não há uma solução imediata” para resolver a falta de médicos no hospital de Almada.

Comissão de Utentes do Seixal reuniu-se com a administração do Garcia de Orta e adiantou à Lusa que a urgência pediátrica iria passar a encerrar todas as noites, a partir de domingo, “pelo menos, durante o prazo de seis meses”.

O presidente do conselho de administração do hospital, Luís Amaro, não confirma o encerramento do serviço, mas admitiu que “é uma das possibilidades que está em cima da mesa”.

Esta situação arrasta-se há vários meses, será que não temos um governo (pode ser um dos 70 governantes), um ministro ou seja lá quem for…. para resolver este problema de uma vez por todas?!

Aborto e Eutanásia, a Loucura dos novos tempos

A nova legislatura começa da pior maneira. Depois da legalização do aborto onde já se eliminou milhares de vidas (182 000 Abortos legais “por opção da mulher” desde a Lei 16/2007, estimados até dezembro de 2017), eis que surge mais uma proposta aberrante, de alguns grupos parlamentares que querem legalizar agora a Eutanásia.

Que sociedade é esta em que os pais já podem eliminar filhos e pretende-se agora que os filhos também já possam eliminar os pais?!

Folclore da Palestina atua amanhã no Seixal

O Fórum Cultural do Seixal recebe amanhã, às 21 horas, o Grupo de Folclore da Palestina Awda. Um grupo de jovens palestinos que promove a dança folclórica dabke e os seus trajes típicos, com especial destaque para o da cidade de Nazaré.

O espetáculo irá fazer uma viagem às raízes do povo palestino e será uma oportunidade para conhecer a sua herança cultural e a força da sua identidade.

A entrada é livre !

Sem Vergonha

Até parecia que a gerigonça estava de volta, uniram-se em torno da hipótese dos partidos representados por um deputado único não poderem intervir no debate quinzenal com o primeiro-ministro.

Quem manda, ordenou e eles obedeceram …… afinal de contas os partidos representados por um deputado podem falar um minuto e meio.

Foi por isso deplorável ver na Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, as intervenções do apresentador televisivo Pedro Delgado Alves (PS), António Filipe (PCP) e José Pureza (BE).

Ordenado mínimo para 635 euros em 2020

António Costa (e aparentemente sem gerigonça (?!)) apresentou agora na Assembleia da República que o salário mínimo será de 635 euros no próximo ano. 

O ordenado mínimo em alguns países na Europa é assim:

2071,10 euros – Luxemburgo

1746,7 euros – Reino Unido

Acima dos 1500 euros – Irlanda, Holanda, Bélgica, Alemanha e França.

Frase para reflectir: 

“[Digamos] não à idolatria do dinheiro e à corrupção, tão espalhada que parece ser uma atitude e um comportamento normal. ‘Não’ aos conluios mafiosos, às fraudes, aos subornos e coisas do género!”

Papa Francisco

Aceito críticas e sugestões: claudioanaia@gmail.com

Partilhe esta notícia