Mais de 200 romeiros partiram da Moita, na manhã de 22 de abril, rumo a Viana do Alentejo na XV Romaria a Cavalo Moita – Viana do Alentejo. Dezenas de pessoas assistiram à passagem dos romeiros pelas ruas da vila, após a bênção junto à Igreja Paroquial da Moita.

Pela frente, os romeiros têm 150 km de terra batida, pela antiga Canada Real, mais conhecida por Estrada dos Espanhóis, pernoitando nas localidades de Poceirão, Casebres e Alcáçovas. A chegada a Viana do Alentejo, um dos pontos altos da romaria, deverá acontecer por volta das 17h30, no dia 25 de abril.

“Este é um evento único e o maior evento do género que se realiza no país”, salientou o presidente da Câmara Municipal da Moita, na cerimónia que antecedeu a partida desta romaria, destacando a importância que a mesma tem na promoção dos dois territórios. Na mesma ocasião, o presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo, Bengalinha Pinto, convidou os presentes a visitar Viana do Alentejo e a assistir à chegada dos romeiros.

Esta Romaria Equestre, dinamizada por uma Comissão Organizadora composta pela Associação dos Romeiros da Tradição Moitense, pela Associação Equestre de Viana do Alentejo e pelas Câmaras Municipais da Moita e de Viana do Alentejo, retoma uma tradição comum aos dois concelhos que data do século passado e que consistia na deslocação de lavradores do Município da Moita ao Santuário de Nossa Sr.ª D’Aires para que os seus animais fossem benzidos durante a procissão em honra de Nossa Sr.ª D’Aires, padroeira dos animais, e para pedir ainda boas colheitas. Nos dias de hoje, além da componente religiosa, a Romaria a Cavalo assume uma vertente mais lúdica que privilegia o convívio e o divertimento entre os participantes de todo o país.

Partilhe esta notícia