“Dê os seus manuais escolares, receba os que precisa!” é o mote do projeto intermunicipal “Dar de Volta”, de regresso à Biblioteca Municipal do Barreiro, à semelhança dos anos anteriores. 

 

O Município do Barreiro é um dos municípios aderentes, desde 2011, ao projeto intermunicipal da Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS) que visa a reutilização de manuais escolares, assentando nos conceitos de solidariedade e rentabilização de recursos.

 

Os manuais escolares, entregues na Biblioteca do Barreiro, são analisados tendo em conta o estado de conservação, sendo, posteriormente, os que se encontram em condições, redistribuídos aos munícipes que os solicitem.

Os manuais que não cumpram as condições exigidas para redistribuição serão disponibilizados nas bibliotecas, ou encaminhados para a reciclagem.

 

O “Dar de Volta” permite:

  • Facilitar o acesso dos munícipes a alguns dos meios essenciais para o seu percurso escolar, fundamental para a sua aprendizagem e formação, tanto académica como individual, e resultante da afirmação da cidadania e da democracia;
  • Rentabilizar os recursos familiares, através da partilha, da troca e da reutilização dos recursos – neste caso, dos manuais escolares;
  • Encorajar as práticas ecológicas e de defesa do meio ambiente, combatendo o desperdício e protegendo os recursos florestais, através da redução da produção de papel;
  • Envolver os munícipes, as bibliotecas municipais e as escolas num projeto conjunto de cooperação e solidariedade e de sensibilização para as questões ambientais, muito ligado ao princípio da partilha que é tão característico nas bibliotecas públicas.

 

Este projeto é uma importante rede social de partilha, assente na vitalidade e organização das bibliotecas públicas municipais, que integram o Grupo de Bibliotecas da AMRS, de forma a facilitar o melhor aproveitamento dos rendimentos familiares por via de uma prática de racionalização e reaproveitamento de recursos.

 

Estudantes, professores e famílias têm a possibilidade de ajudar os outros e ajudar-se a si, disponibilizando os manuais escolares em vigor (dos últimos quatro anos) que já não necessitam, entregando-os na sua Biblioteca Municipal que os disponibilizarão a todos os interessados.

 

O sucesso alcançado, ano após ano, com centenas de milhares de livros recebidos e entregues a quem precisa, traduz-se numa significativa poupança para as famílias na ordem das centenas de milhar de euros.

 

Para mais informações deverá contactar a Biblioteca Municipal do Barreiro pelo telefone: 21 206 86 56, ou pelo email:biblioteca.municipal@cm-barreiro.pt

Partilhe esta notícia