Na sexta-feira dia 22 de Setembro de 2017, pelas 21 horas, realizar-se-á, na Sede do Clube Desportivo Cultural e Recreativo Os Unidos, sita no Bairro das Barreiras – 2870-106 Montijo, um debate entre os cabeças de lista das forças candidatas à Assembleia de Freguesia da União de Freguesias de Montijo e Afonsoeiro. Já confirmaram a presença António Oliveira (BE), Fernando Caria (PS), João Carlos Veiga (CDU) e Vasco Fernandes (PSD/CDS). O candidato do PTP Luís Miguel Ponte declinou o convite por dificuldade de agenda e o PCTP/MRPP ainda não respondeu.

Este é mais um debate inserido nas autárquicas Montijo 2017 organizado pelo grupo de Facebook – “Montijo – sem censura e com cultura” – e que visa promover a troca de ideias entre candidatos e eleitorado, ajudando assim a um esclarecimento mais cabal dos programas levados a sufrágio. Para que esse esclarecimento seja mais eficaz, o debate deve saltar do virtual para o espaço público, pese embora se mantenha a ligação à rede social, nomeadamente através da transmissão do debate em directo.

Quanto ao resto o modelo do debate não fugirá ao normal nestas circunstâncias. Uma ronda inicial onde os candidatos são convidados a sublinhar os pontos fortes do programa e enunciar o que os motivou a esta candidatura. Depois, uma série de perguntas que poderá incluir algumas vindas de membros do grupo de facebook. O desejável momento de intervenção do público presente. E uma conclusão por parte de cada um dos candidatos. A moderação do debate estará a cargo de Miguel Dias.

Com este debate pretende-se lançar alguma luz sobre as propostas para a União de Freguesias de Montijo e Afonsoeiro, área onde se concentra a maioria da população residente no concelho de Montijo. Pelas freguesias, órgão de poder democrático mais próximo das populações, passam muitas das decisões que determinam o nosso quotidiano. Muitas vezes menosprezamos injustamente a sua importância. Assim, este debate é necessário e vital. Deverá mesmo ser uma oportunidade única para que todas as freguesas e todos os fregueses de Montijo e Afonsoeiro tentem esclarecer as suas dúvidas, pois não deverá existir outro semelhante. Portanto é aparecer.

Montijo, 20 de Setembro de 2017

Partilhe esta notícia